O corpo negro na escola
dc.creator | Aquino, Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T14:56:31Z | |
dc.date.available | 2023-12-13 | |
dc.date.available | 2023-12-13T14:56:31Z | |
dc.date.issued | 2023-12-13 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-8333-312-8 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2557 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | O corpo negro na escola | pt_BR |
dc.title.alternative | trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Reitoria | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.description.resumo | Associado a Merleau-Ponty, a fórmula de pathos proposta por Aby Warburg, é tomada também como referência metodológica para a criação de pranchas com imagens que pretendem incitar a montagem dos tempos e dos sentidos, como a memória e a empatia. Para a construção textual recorre-se à metáfora de uma trilha para desvelar as experiências educativas com estudantes do ensino médio do IFRN, campus Ceará-Mirim, em três situações: atividades do Grupo Cachos (formado por estudantes negras), encontros com Comunidades Quilombolas e apreciações fílmicas. Foram desvelados os sentidos das visibilidades do corpo negro, da ancestralidade e da escuta do outro. Trata-se de pensar uma educação enovelada com a sensibilidade, que permita pensar e sentir o corpo negro no mundo de toda gente. | pt_BR |