Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Ailton
dc.date.accessioned2023-10-27T13:45:04Z
dc.date.available2023-10-27
dc.date.available2023-10-27T13:45:04Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.identifier.isbn978-85-8333-295-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2509
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleEscrita e subjetividade na sala de aulapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO estudo aqui apresentado investiga as manifestações de subjetividade que ocorrem em uma aula de produção textual escrita em língua portuguesa, estabelecendo uma relação entre as estratégias discursivas empregadas no momento dessas manifestações e as posições assumidas pelos sujeitos. O alicerce teórico da análise ancora-se , principalmente, nas concepções de Bakhtin, no que se refere a signo linguístico, vozes e às relações de natureza dialógica, aliadas à noção de heterogeneidade do discurso. Nos meandros das análises realizadas, questionamentos vão se configurando: a aula de produção textual é um evento no qual os sujeitos manifestam subjetividade? Quais estratégias linguístico-discursivas são empregadas pelos sujeitos para revelar a subjetividade? As manifestações de subjetividade são mais evidentes nos textos orais, produzidos pelo professor e pelos alunos durante a aula, ou nos textos escritos produzidos pelos alunos?pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples