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dc.creatorLopes, Jose
dc.date.accessioned2023-10-27T13:34:52Z
dc.date.available2023-10-27
dc.date.available2023-10-27T13:34:52Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.identifier.isbn978-85-8333-316-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2507
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.subjectUberpt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectMotoristas de aplicativopt_BR
dc.subjectPotiguarpt_BR
dc.titleUber na periferia: efeitos no mercado de trabalho e nas trajetórias sociais em solo potiguarpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoFrente à inserção do serviço de transporte de passageiros por aplicativo Uber no Brasil, no Nordeste e, sobretudo, no Rio Grande do Norte, este livro analisa, de maneira articulada, as trajetórias de motoristas por aplicativo. Busca, portanto, compreendê-las por meio dos efeitos gerados pela lógica operacional desse serviço, numa região historicamente marcada por condições precárias de trabalho para uma expressiva fração dos trabalhadores. Essa articulação consiste em explicitar os aspectos contínuos e descontínuos, coerentes e contraditórios presentes entre a chamada uberização e uma sociabilidade capitalista, configurada a partir de um padrão de relações laborais precárias e flexíveis. Em termos gerais, neste enfoque, constata-se a tensão entre as estruturas sociais existentes e as novas práticas e estratégias de trabalhadores que encontraram, no vínculo com a Uber, uma alternativa de autoemprego, assim como os possíveis deslocamentos e mudanças que essa escolha vem produzindo.pt_BR


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