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dc.creatorSilva, José
dc.date.accessioned2022-12-15T15:09:00Z
dc.date.available2022-12-15
dc.date.available2022-12-15T15:09:00Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.identifier.isbn978-85-8333-288-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2284
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectIFRNpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.titleConcepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN: especificidades e (des)continuidadespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.description.resumoA obra analisa as concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN, situando-as no contexto das mudanças políticas, econômicas e educacionais do Brasil. Aborda-se a relação trabalho, educação e formação humana na sociedade capitalista. Analisam-se as concepções formativas de nível médio esboçadas nas reformas educacionais implantadas no período de 1970 a 2010. Investigam-se as concepções de formação profissional delineadas nos projetos político-pedagógicos do IFRN. A formação humana na sociedade capitalista tem o viés da unilateralidade e está presente em todas as reformas educacionais do país. As concepções de formação profissional no IFRN refletem, em determinadas conjunturas, a formação unilateral e, em outras, a perspectiva da formação omnilateral, que se coaduna com a desejada pela classe trabalhadora. A utopia que o IFRN persegue é a consolidação, em suas ações educativas, da concepção de formação humana integral.pt_BR


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