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dc.creatorSilva, Álvaro Hermano da
dc.date.accessioned2022-04-01T13:33:22Z
dc.date.available2022-04-01T13:33:22Z
dc.date.issued2016-04-25
dc.identifier.citationSILVA, Álvaro Hermano da. Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Software)– Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2183
dc.description.abstractFor students who start their first High School year in a technical integrated course, Mathematics is a hard understanding subject. Based on teachers’ reports to the pedagogical office stating the difficulties from students to resolve activities explained in class and after interviewing a group of students, this work identified reasons such as lack of attention/focus, difficulties on reading the texts and understanding the studied background, troubles on basic mathematical operations from elementary school. Thus, possible solutions were outlined. One option is the implementation of a digital game to be worked at school. This game provides the exercising of fundamental mathematical operations in a way to enhance cognitive aspects and the knowledge about the contents of the subject. It eventually provides a teacher’s feedback about the difficulties or facilities to resolve the questions the game presents. This work presents the proposal of the conceived game.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectJogo para matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática fundamental - exercíciopt_BR
dc.subjectMatemática - jogos educativospt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.titleJogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID9817780529280347pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817780529280347pt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, André Maurício Cunha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7154508093406987pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentParnamirimpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programPós-graduação em Engenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariapt_BR
dc.description.resumoPara alunos que ingressam no primeiro ano de um curso técnico integrado, a matemática é uma das disciplinas de difícil entendimento. Fatores como falta de atenção, problemas com interpretação de texto e problemas no aprendizado no ensino fundamental, colaboram com as reprovações na disciplina, gerando um aumento no desestímulo do aluno no curso. Com base em relatos dos professores da disciplina de matemática feitos ao setor pedagógico da escola sobre as dificuldades desses alunos em resolver as atividades trabalhadas em sala de aula e após a realização de entrevistas com um grupo de alunos, os referidos fatores de dificuldade foram identificados e possíveis soluções foram traçadas. Uma delas é a implementação de um jogo digital, a ser trabalhado no ambiente escolar, que proporcione o exercício da matemática fundamental, como forma de trabalhar aspectos cognitivos e o conhecimento dos conteúdos da disciplina, gerando dados sobre o desempenho do jogador, proporcionando um feedback ao professor sobre dificuldades e/ou facilidades na resolução das questões. Este trabalho apresenta a proposta de jogo concebida.pt_BR


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