Mostrar registro simples

dc.creatorJesus, André Menezes de
dc.creatorSilva, Valdenildo Pedro da
dc.date.accessioned2021-11-10T16:53:42Z
dc.date.available2021-11-10T16:53:42Z
dc.date.issued2021-09-06
dc.identifier.citationJESUS, AM de; SILVA, VP da. Curso de formação continuada de docentes de Pedagogia sobre sustentabilidade socioecológica mediada pela gamificação [livro eletrônico]. Natal, RN: Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal-Central, 2021.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-31628-5pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2115
dc.description.abstractThis proposal to offer a professional training course for teachers from higher education institutions is a technical product resulting from the professional master's research by student André Menezes de Jesus, supervised by Professor Dr. Valdenildo Pedro da Silva on the theme of sustainability of pedagogy teachers of a higher education institution in Natal-RN through gamification with the Postgraduate Program in Sustainable Use of Natural Resources of the Federal Institute of Rio Grande do Norte. The course aims to contribute to the professional training of the teachers of the Licentiate Degree in Pedagogy at Faculdade Uninassau Natal, in order to prepare them for the realization of the ecosocial aspects mediated by the active tool gamification. This technical product proposal is organized in 04 meetings: 1) Idealizing the social and historical construction of the teaching profession as an essential synthesis; 2) Social and ecological citizenship in the face of planetary ecocrises; 3) Gamification increases engagement? and 4) Pedagogical practices. In summary, the study enabled the construction of a continuing education course for teachers through the inclusion of gamification-based learning, with the aim of supporting the training and construction of socio-ecological knowledge in the face of socio-ecological crises through gamified elements in order to carry out significant and innovative learning, forming socially critical professionals facing a dynamic learning in teacher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofMultidisciplinarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUso Sustentável de Recursos Naturaispt_BR
dc.subjectProduto técnico educacionalpt_BR
dc.subjectFormação profissional docentept_BR
dc.subjectEnsino da sustentabilidade socioecológicapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.subjectSustainable use of natural resourcespt_BR
dc.subjectEducational technical productpt_BR
dc.subjectProfessional teacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching socio-ecological sustainabilitypt_BR
dc.subjectGraduation in pedagogypt_BR
dc.titleCurso de formação continuada de docentes de Pedagogia sobre sustentabilidade socioecológica mediada pela gamificaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Ambientaispt_BR
dc.description.resumoEsta proposta de oferta de curso de formação profissional para docentes de instituição de ensino superior constitui um produto técnico decorrente da pesquisa de mestrado profissional do estudante André Menezes de Jesus, orientado pelo professor doutor Valdenildo Pedro da Silva sobre a temática da sustentabilidade dos docentes de pedagogia de uma instituição de ensino superior de Natal-RN por meio da gamificação junto ao Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O curso tem como objetivo contribuir com a formação profissional dos docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Uninassau Natal, na percepção de prepará-los para a efetivação dos aspectos ecossociais mediada pela ferramenta ativa a gamificação. Esta proposta de produto técnico está organizada em 04 encontros: 1) Idealizando a construção social e histórica da profissão docente uma síntese essencial; 2) Cidadania social e ecológica frente às ecocrises planetárias; 3) Gamificação aumenta o engajamento? e 4) Práticas pedagógicas. Em resumo, o estudo possibilitou a construção de um curso de formação continuada de docentes mediante a inserção da aprendizagem baseada na gamificação, com o objetivo de apoiar a formação e a construção de um conhecimento socioecológico face às crises socioecológicas através de elementos gamificados de forma a realizar um aprendizado significativo e inovador, formando profissionais socialmente críticos frente a um aprender dinâmico na formação docente.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples