dc.description.resumo | A presente obra analisa as condições de trabalho e as perspectivas educacionais de jovens trabalhadores em empresas
prestadoras de serviços no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus
Natal Central (IFRN/CNAT). Utiliza-se concepções de Estado, de educação, educação profissional e de trabalho, as
quais influenciaram e influenciam as reformas e os embates
políticos sobre educação e trabalho no Brasil, notadamente a partir dos anos de 1990. Aborda como problemática o
(des)emprego e as políticas voltadas para o trabalho e para
a educação de jovens em situação de vulnerabilidade, em
contextos de crise econômica, política e social. Investiga-
-se na empiria, in casu, no IFRN/CNAT: a formação para
o trabalho, os dilemas, as condições e as perspectivas que
se apresentam para os jovens trabalhadores que ali prestam
serviços por meio de empresas terceirizadas. Estrutura-se
o texto em três momentos: revisão bibliográfica, pesquisa
documental e empírica, mediante a abordagem qualitativa.
Conclui-se que a terceirização aprofunda as desigualdades
sociais dentro da própria classe trabalhadora, configurando-se como mecanismo de exclusão social daqueles que
vivem do trabalho | pt_BR |