Mostrar registro simples

dc.creatorAraújo, Alexandre Medeiros de
dc.date.accessioned2021-04-15T14:24:14Z
dc.date.available2021-04-15T14:24:14Z
dc.date.issued2017-06-29
dc.identifier.citationARAÚJO, Alexandre Medeiros de. A "força motriz" e a "comoção" dA 'força motriz' e a 'comoção' da Lei Moral: Um estudo crítico sobre o chamado "formalismo" da proposta kantiana para a moralidade. Rio de Janeiro: Gramma, 2017.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-5968-206-9pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2000
dc.description.abstractThis book aims at arguing that Kant´s proposal to morality does not consist in an “empty”, and, therefore “cold” and “without sentiment” “formalism” as some of his commentators interpreted. According to these commentators, Kant´s proposal of morality is seen as not having any connection to the real human life, given the fact that he grounds moral decision in a principle of pure reason. The author argues that the accusation made towards his proposal of a “void formalism” happened, mostly, because of a partial understanding of it, putting aside all elements which constitute reason for Kant. In this sense, the main thesis of book defends that, if the totality of the Kant´s proposal is properly taken into account, the accusation that it is a “cold”, and “without sentiment”, theory doesn’t sustain itself. The author presents the main elements that make up that totality of Kant’s proposal of morality: the faculties of reason, its powers (to know, to judge and to will), the dynamics between them, the feelings generated by this dynamics, the feeling of respect and the satisfaction named of “self-contentment”. This book especially draws attention to the rescue and greater consideration about the sense and value that the concepts of freedom, autonomy, dignity, respect and humanity present to human life. Consequently, these concepts are taken into account in the dynamic relation between the faculties, in such a way that this relation is seen according to its end: the end of every rational being. This would consist the virtuous life, that generates the feeling of respect and the self-contentment in the soul of the human beings, vivifying them. By considering these elements, the author argues that it is hard to accept that Kant’s proposal of morality constitutes itself in a mere “empty formalism”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804pt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.titleA 'força motriz' e a 'comoção' da Lei Moral: Um estudo crítico sobre o chamado "formalismo" da proposta kantiana para a moralidadept_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSão Paulo do Potengipt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.description.resumoO livro tem por objetivo argumentar que a proposta kantiana para a moralidade não consiste em um “formalismo vazio”, e, por isso, “frio” e “sem vida” como alguns de seus comentadores a interpretaram. Para esses comentadores, a proposta kantiana para a moralidade não teria nenhuma conexão com a vida efetiva dos seres humanos devido ao fato de seu princípio, por estar fundado na razão pura, ser um princípio de natureza formal. Em relação a isso, o autor argumenta que a acusação de “formalismo vazio”, deu-se, sobretudo, em função de uma leitura parcial, que deixa de lado os elementos constituidores da razão humana, razão na qual Kant fundamenta sua proposta para a moralidade. Nesse sentido, a tese principal do livro afirma que, se a totalidade da proposta kantiana para a moralidade for devidamente levada em conta, a acusação de essa ser uma proposta “fria” e “sem vida”, não se sustenta. O autor apresenta, ainda, os principais elementos que perfazem a totalidade dessa proposta, a saber: as faculdades da razão, seus poderes (conhecer, julgar e querer), a dinâmica existente entre eles, o sentimento gerado por essa dinâmica, o sentimento de respeito e de “autocontentamento”. De modo especial, o livro chama a atenção para a necessidade de uma maior consideração acerca do sentido e do valor que os conceitos de liberdade, de autonomia, de dignidade, de respeito e de humanidade representam para a vida humana, tendo como pano de fundo a relação dinâmica que as faculdades e seus poderes mantêm entre si, de modo que essa relação possa ser vista como uma função do fim de todo ser racional. Viver como um ser que tem como fim honrar a razão em sua completude, nisso, consistiria a vida virtuosa, que gera os sentimentos de respeito e de autocontentamento no ânimo, vivificando-o. Ao levar em conta esses elementos, o autor argumenta que fica difícil aceitar, sem mais, que a proposta kantiana para a moralidade se constitua num mero “formalismo vazio”.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples