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dc.creatorMartins, Maria Eunice da Silva
dc.creatorRocha, Josiane Teresa Nicácio
dc.creatorTavares, Lázaro Rodrigues
dc.creatorMedeiros, Leonardo Rafael
dc.date.accessioned2021-03-05T15:25:27Z
dc.date.available2021-02-24
dc.date.available2021-03-05T15:25:27Z
dc.date.issued2021-02-24
dc.identifier.citationMARTINS, Maria Eunice da Silva; ROCHA, Josiane Teresa Nicácio; TAVARES, Lázaro Rodrigues; MEDEIROS Leonardo Rafael. Percepção ambiental e paisagismo ecológico no ensino fundamental: ferramentas importantes para promoção da educação ambiental no contexto escolar. Revbea, São Paulo, v.16, n.1, p. 472-492, 21 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1981-1764pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1953
dc.description.abstractEcological landscaping is a practice whose purpose is to produce sustainable gardens that enable the harmonious restoration of spaces in a way that does not interfere with the environment, therefore being a promising opportunity for carrying out Environmental Education. This work aimed to investigate, through an action research, the environmental perception of elementary school students and provide reflections on sustainability from the collective and participative construction of an ecological garden at school. Native species adapted to Caatinga were used, as well as vases and ornaments were constructed with reused materials. The interventions were notoriously successful, evidenced by the significant change in the awareness of children about the importance of preserving the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJardim ecológicopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectCactáceaspt_BR
dc.subjectMateriais reutilizadospt_BR
dc.titlePercepção ambiental e paisagismo ecológico no ensino fundamental: ferramentas importantes para promoção da educação ambiental no contexto escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIpanguaçupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage472pt_BR
dc.citation.epage492pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11017pt_BR
dc.description.resumoO paisagismo ecológico é uma prática que tem por finalidade produzir jardins sustentáveis que possibilitem a restauração harmônica de espaços de forma a não interferir no meio ambiente, sendo uma oportunidade promissora de efetivação da Educação Ambiental. Este trabalho objetivou investigar, a partir de uma pesquisa-ação, a percepção ambiental de alunos do Ensino Fundamental I e proporcionar reflexões acerca da sustentabilidade a partir da construção coletiva e participativa de um jardim ecológico no ambiente escolar. Foram utilizadas espécies nativas e adaptadas à Caatinga, bem como foram construídos vasos e ornamentos com materiais reutilizados. As intervenções apresentaram notório êxito, evidenciado na mudança significativa da consciência das crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.pt_BR


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