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dc.creatorFrança, Nielson
dc.creatorAraújo, Paulo
dc.creatorAlbino, Giovana
dc.date.accessioned2020-09-21T17:13:21Z
dc.date.available2020-09-21T17:13:21Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.identifier.citationFRANÇA, N. F. C.; ARAÚJO, P. V. N; Albino, G. G. A importância do conhecimento geotecnológico no curso técnico em recursos pesqueiros do IFRN. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 13, p. 31-47, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2447-1801pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1863
dc.description.abstractThe globalized world has been watching a great period of technological development and expansion that increases its number of users each minute. We live in a continuous phase of knowledge update facing the changes and evolutions of the most different types of technology. Among those, we emphasize the geotechnologies as leading figures of our study. The growing geotechnological interest in Brazil has been emerging significantly in the last years, and the most diverse areas of knowledge have been profiting from the benefits generated from the use of this technology that is more and more constant in our daily life. This work aims to propose a curricular review of the Fishery Resources Technician Course from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) in order to provide the acquisition of a new curricular component that deals with geotechnological tools applied to the Fishery Resources area of work. Our methodology consisted of a bibliographical research, and the use of a questionnaire directed to the teaching staff from the given institution with questions on the importance of teaching geoprocessing in the Fishery Resources course. As regards the results achieved, we confirm the importance of a curricular review in the technical course in question, anticipating the creation of this new curricular component for the sake of promoting a differential in the academic and professional live of future Fishery Resources technicians. As a result, the studied institution would thus maintain its tradition of training well-recognized professionals for the ever-competitive job market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectRecursos Pesqueirospt_BR
dc.subjectGeotecnologiapt_BR
dc.titleA importância do conhecimento geotecnológico no curso técnico em recursos pesqueiros do IFRNpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.citation.spage31pt_BR
dc.citation.epage47pt_BR
dc.description.resumoO mundo globalizado contempla um grande período de avanço e expansão tecnológica, aumentando a cada minuto seu vasto número de usuários. Vivemos uma contínua fase de atualização dos conhecimentos diante das mudanças e evoluções dos mais diversos tipos de tecnologia. Dentre as quais, destacamos as geotecnologias como protagonistas do nosso estudo. O crescente interesse geotecnológico no Brasil vem despontando significativamente nos últimos anos e as mais diversas áreas de conhecimento vêm usufruindo dos benefícios gerados pela utilização dessa tecnologia, cada vez mais presente em nosso cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo propor uma revisão curricular no Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), de modo a proporcionar a aquisição de um novo componente curricular que trabalhe com ferramentas geotecnológicas aplicadas à área de atuação de Recursos Pesqueiros. Nossa metodologia contemplou uma pesquisa bibliográfica e utilização de um questionário com o corpo docente do instituto em foco, que abordava questões sobre a importância do ensino de geoprocessamento em Recursos Pesqueiros. Como resultados alcançados, confirmamos a importância de uma revisão curricular no curso técnico em questão, prevendo a criação desse novo componente curricular, a fim de promover um diferencial na vida acadêmica e profissional dos futuros técnicos em Recursos Pesqueiros. Com isto, seria mantida, assim, a tradição da instituição pesquisada em formar profissionais de referência para o competitivo mercado de trabalho.pt_BR


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