dc.creator | França, Nielson | |
dc.creator | Araújo, Paulo | |
dc.creator | Albino, Giovana | |
dc.date.accessioned | 2020-09-21T17:13:21Z | |
dc.date.available | 2020-09-21T17:13:21Z | |
dc.date.issued | 2017-12-18 | |
dc.identifier.citation | FRANÇA, N. F. C.; ARAÚJO, P. V. N; Albino, G. G. A importância do conhecimento geotecnológico no curso técnico em recursos pesqueiros do IFRN. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2, n. 13, p. 31-47, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447-1801 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1863 | |
dc.description.abstract | The globalized world has been watching a great period of technological
development and expansion that increases its number of users each minute. We
live in a continuous phase of knowledge update facing the changes and evolutions
of the most different types of technology. Among those, we emphasize the
geotechnologies as leading figures of our study. The growing geotechnological
interest in Brazil has been emerging significantly in the last years, and the most
diverse areas of knowledge have been profiting from the benefits generated from
the use of this technology that is more and more constant in our daily life. This work
aims to propose a curricular review of the Fishery Resources Technician Course
from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande
do Norte (IFRN) in order to provide the acquisition of a new curricular component
that deals with geotechnological tools applied to the Fishery Resources area
of work. Our methodology consisted of a bibliographical research, and the use
of a questionnaire directed to the teaching staff from the given institution with
questions on the importance of teaching geoprocessing in the Fishery Resources
course. As regards the results achieved, we confirm the importance of a curricular
review in the technical course in question, anticipating the creation of this new
curricular component for the sake of promoting a differential in the academic
and professional live of future Fishery Resources technicians. As a result, the
studied institution would thus maintain its tradition of training well-recognized
professionals for the ever-competitive job market. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Recursos Pesqueiros | pt_BR |
dc.subject | Geotecnologia | pt_BR |
dc.title | A importância do conhecimento geotecnológico no curso técnico em recursos pesqueiros do IFRN | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Macau | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 2 | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.citation.spage | 31 | pt_BR |
dc.citation.epage | 47 | pt_BR |
dc.description.resumo | O mundo globalizado contempla um grande período de avanço e expansão
tecnológica, aumentando a cada minuto seu vasto número de usuários. Vivemos
uma contínua fase de atualização dos conhecimentos diante das mudanças e
evoluções dos mais diversos tipos de tecnologia. Dentre as quais, destacamos
as geotecnologias como protagonistas do nosso estudo. O crescente interesse
geotecnológico no Brasil vem despontando significativamente nos últimos anos e
as mais diversas áreas de conhecimento vêm usufruindo dos benefícios gerados
pela utilização dessa tecnologia, cada vez mais presente em nosso cotidiano.
O presente trabalho tem como objetivo propor uma revisão curricular no Curso
Técnico em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), de modo a proporcionar a aquisição de
um novo componente curricular que trabalhe com ferramentas geotecnológicas
aplicadas à área de atuação de Recursos Pesqueiros. Nossa metodologia
contemplou uma pesquisa bibliográfica e utilização de um questionário com o
corpo docente do instituto em foco, que abordava questões sobre a importância
do ensino de geoprocessamento em Recursos Pesqueiros. Como resultados
alcançados, confirmamos a importância de uma revisão curricular no curso
técnico em questão, prevendo a criação desse novo componente curricular, a fim
de promover um diferencial na vida acadêmica e profissional dos futuros técnicos
em Recursos Pesqueiros. Com isto, seria mantida, assim, a tradição da instituição
pesquisada em formar profissionais de referência para o competitivo mercado de
trabalho. | pt_BR |