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dc.creatorEgito, Carlos Eduardo Gomes do
dc.date.accessioned2020-04-16T19:12:13Z
dc.date.available2020-04-16T19:12:13Z
dc.date.issued2017-08-17
dc.identifier.citationEGITO, Carlos Eduardo Gomes do. Modelo de processo de gestão do conhecimento para centrais de serviços de TI. 2017. 197f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1799
dc.description.abstractMaintaining the knowledge about the daily activities of organizations is a big challenge. Many organizations consider necessary to have some form of knowledge management and that it should be treated as strategic priorities. This context also applies to sectors of Information Technology (IT), mainly because it is an area that is in constant updates both regarding the emergence of new technologies and the high employee turnover rate, which is specific for the sector, especially in the public sphere. In this sense, this work aims to build a process model that deals with knowledge management in IT support services with focus on the function of IT service desk. This work also aims at the application of the process in an Education, Science and Technology Federal Institute. For this, a field research was applied to professionals of Information Technology of Federal Institutes in order to better understand the current state of knowledge management. The results of this research served as basis for the construction of the process model, which was developed using BPMN notation and is based on good practices of IT service management of ITIL library and in the concepts of knowledge management, mainly those presented by KCS methodology. After the process design, the observation of its application at Federal Institute of Rio Grande do Norte was performed with the objective of collecting the experience data obtained in the implantation of the process in a real environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento de serviços de TIpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleModelo de processo de gestão do conhecimento para centrais de serviços de TIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0056637076971461pt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Alexandre Marcos Lins de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504332643175649pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Hermano Perrelli de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9906166020816798pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Ricardo André Cavalcante de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7101881357139219pt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Alexandre Marcos Lins de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504332643175649pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoManter o conhecimento sobre as atividades diárias das organizações é um grande desafio. Muitas organizações enxergam que é necessário ter alguma forma de gestão do conhecimento e que ela deve fazer parte das suas prioridades estratégi- cas. Esse contexto também se aplica aos setores de Tecnologia da Informação (TI), principalmente por se tratar de uma área que está em constante atualização, tanto em relação ao surgimento de novas tecnologias, quanto ao alto índice de rotatividade de pessoal que é intrínseca do setor, especialmente na esfera pública. Nesse sentido, este trabalho visa construir um modelo de processo que trate da gestão do conhecimento na área de suporte dos serviços de TI, focando na função da central se serviços de TI. Este trabalho também tem como objetivo a aplicação do processo em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Para isso foi aplicada uma pesquisa de campo entre os profissionais da área de Tecnologia da Informação dos Institutos Fede- rais para melhor entender a situação atual da gestão do conhecimento nos Institutos. Os resultados desta pesquisa serviram de base para a construção do modelo de processo, que foi desenvolvido utilizando da notação BPMN e é fundamentado nas boas práticas de gerenciamento de serviços de TI da biblioteca ITIL e nos conceitos de gestão do conhecimento, principalmente os apresentados pela metodologia KCS. Após a concepção do processo, foi realizada a observação da sua aplicação no Instituto Federal do Rio Grande no Norte, com o objetivo de coletar a experiência obtida na implantação em um ambiente real.pt_BR


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