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dc.creatorLima, Gustavo Fernandes de
dc.date.accessioned2020-04-16T18:54:12Z
dc.date.available2020-04-16T18:54:12Z
dc.date.issued2014-12-16
dc.identifier.citationLIMA, Gustavo Fernandes de. Proposta de tecnologia para controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando lógica Fuzzy. 2014 69f. Dissertação (Mestrado em Ciências)¬- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1798
dc.description.abstractThe speed control of smart PIGs is necessary, in oil and gas industry, for allow a better and safer pipeline inspection. This is possible when those smart it PIGs maintain a low speed while performs a pipeline inspection, in the search for defects as corrosion, cracks and dents. Our objective propose a technology for speed control of smart pigs using a by-pass valve triggered by a solenoid. This valve is able to control the pressure differential applied in PIG’s body. Once we control the pressure differential, it is possible to control the speed of this PIG. A experimental benchmark was mounted in reduced scale for simulation of the PIG speed excursion situation and acceleration suffered by the PIGs. The experimental benchmark allowed to studying the reactions of the upstream and downstream pressure over the by-pass valve.The Fuzzy logic was used for determine the opening and closing period this valve to control pressure differential. The experimental tests show substantial reduction in pressure differential value over PIG after happening speed excursion. Also, the time necessary for the pressure differential go to maximum and returns to default reference value. The results obtained allow conclude which is possible to controlling pressure differential applied in PIG, thus also the speed, using Fuzzy logic, acting opening and closing period of proposed by-pass valve.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIG instrumentadopt_BR
dc.subjectLógica fuzzypt_BR
dc.subjectDiferencial de pressãopt_BR
dc.subjectControle de velocidadept_BR
dc.subjectVálvula by-passpt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.titleProposta de tecnologia para controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando lógica Fuzzypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903418482342697pt_BR
dc.contributor.advisor1Salazar, Andrés Ortiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7865065553087432pt_BR
dc.contributor.referee1Salazar, Andrés Ortiz
dc.contributor.referee2Maitelli, André Laurindo
dc.contributor.referee3Fontes, Francisco de Assis
dc.contributor.referee4Gabriel Filho, Oscar
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariapt_BR
dc.description.resumoO controle de velocidade de PIGs instrumentados é necessário, dentro da indústria de petróleo e gás, para permitir uma inspeção de dutos de melhor qualidade e maior segurança. Isto só é possível quando esses PIGs mantêm uma velocidade baixa durante a operação de inspeção de dutos, na procura de defeitos como corrosão, trincas e amassa- mentos. Este trabalho tem por objetivo propor uma tecnologia para o controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando uma válvula by-pass acionada por uma solenóide. Essa válvula tem a capacidade de controlar o diferencial de pressão atuante no corpo do PIG, e controlar o diferencial de pressão significa controlar a velocidade desse PIG. Uma bancada de testes, em escala reduzida, foi montada para simulação de situações de “tiro” e de aceleração sofridos pelos PIGs. A bancada permitiu estudar as reações das pressões a montante e a jusante da válvula by-pass. A lógica Fuzzy foi utilizada para determinar os tempos de abertura e fechamento dessa válvula, com objetivo de controlar o diferencial de pressão. Os testes na bancada mostraram uma redução substancial no valor do diferencial de pressão atuante no PIG após a ocorrência do “tiro”. Também ocorreu uma redução no tempo em que o diferencial de pressão vai ao máximo e retorna ao valor de referência predefinido. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível controlar o diferencial de pressão atuante no PIG, assim também a velocidade, utilizando a lógica Fuzzy, atuando na abertura e fechamento da válvula by-pass proposta.pt_BR


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