dc.creator | Sousa, Enne Karol Venancio de | |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T19:05:29Z | |
dc.date.available | 2020-04-08T19:05:29Z | |
dc.date.issued | 2010-10-25 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Enne Karol Venancio de. Um estudo sobre o ensino-aprendizagem das demonstrações matemáticas. 2010. 133. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Natal, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1790 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre o ensino-aprendizagem das demonstrações matemáticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9573274623612511 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fossa, John Andrew | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2466525106349625 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sousa, Giselle Costa de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1300121866958282 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fossa, John Andrew | |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Giselle Costa de | |
dc.contributor.referee3 | Rêgo, Rogéria Gaudêncio do | |
dc.contributor.referee4 | Noronha, Claudianny Amorim | |
dc.contributor.referee5 | Morey, Bernadete Barbosa | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | As demonstrações são ferramentas fundamentais para a Matemática e, como tal, são
frequentemente usados por matemáticos, professores de matemática e estudantes. De fato, as
demonstrações fazem parte de todo o contexto de ensino de Matemática, porque na
Matemática consideramos algo como verdadeiro quando isso pode ser demonstrado.
Diferentemente dos outros campos do conhecimento que utilizam a observação e a
experimentação para validar suas verdades. A seguinte dissertação apresenta um estudo sobre
o ensino e a aprendizagem das demonstrações em Matemática, descrevendo um Módulo de
Ensino aplicado em um curso de Teoria dos Números oferecido pelo Departamento de
Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para alunos do Ensino Superior.
A dissertação teve como objetivo propor e testar um Módulo de Ensino que pudesse servir de
modelo para o ensino das demonstrações matemáticas. O Módulo de Ensino consistiu nas
seguintes cinco etapas: aplicação de uma entrevista para determinar o perfil dos alunos e seus
conhecimentos prévios sobre linguagem matemática e técnicas de demonstração; análise de
uma série de diálogos utilizando argumentos na linguagem quotidiana; investigação e análise
da estrutura de algumas técnicas importantes de demonstrações; avaliação escrita e,
finalmente, uma entrevista para comprovar os principais resultados do Módulo de Ensino. A
análise dos dados obtidos por meio das atividades de sala de aula, avaliações escritas e
entrevistas nos levaram à conclusão de que havia uma quantidade significativa de assimilação
do assunto a nível de compreensão relacional, (SKEMP, 1980). Estes instrumentos
verificaram que os alunos obtiveram uma melhora considerável no uso da linguagem
matemática e das técnicas de demonstração apresentadas. Assim, as evidencias levam à
conclusão que a proposta do Módulo de Ensino é um meio eficaz para o ensino/aprendizagem
das demonstrações matemáticas e, como tal, fornece um guia metodológico que pode lançar
as bases para uma nova abordagem a esse importante tema. | pt_BR |