Mostrar registro simples

dc.creatorSousa, Enne Karol Venancio de
dc.date.accessioned2020-04-08T19:05:29Z
dc.date.available2020-04-08T19:05:29Z
dc.date.issued2010-10-25
dc.identifier.citationSOUSA, Enne Karol Venancio de. Um estudo sobre o ensino-aprendizagem das demonstrações matemáticas. 2010. 133. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Natal, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1790
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleUm estudo sobre o ensino-aprendizagem das demonstrações matemáticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9573274623612511pt_BR
dc.contributor.advisor1Fossa, John Andrew
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282pt_BR
dc.contributor.referee1Fossa, John Andrew
dc.contributor.referee2Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.referee3Rêgo, Rogéria Gaudêncio do
dc.contributor.referee4Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referee5Morey, Bernadete Barbosa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoAs demonstrações são ferramentas fundamentais para a Matemática e, como tal, são frequentemente usados por matemáticos, professores de matemática e estudantes. De fato, as demonstrações fazem parte de todo o contexto de ensino de Matemática, porque na Matemática consideramos algo como verdadeiro quando isso pode ser demonstrado. Diferentemente dos outros campos do conhecimento que utilizam a observação e a experimentação para validar suas verdades. A seguinte dissertação apresenta um estudo sobre o ensino e a aprendizagem das demonstrações em Matemática, descrevendo um Módulo de Ensino aplicado em um curso de Teoria dos Números oferecido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para alunos do Ensino Superior. A dissertação teve como objetivo propor e testar um Módulo de Ensino que pudesse servir de modelo para o ensino das demonstrações matemáticas. O Módulo de Ensino consistiu nas seguintes cinco etapas: aplicação de uma entrevista para determinar o perfil dos alunos e seus conhecimentos prévios sobre linguagem matemática e técnicas de demonstração; análise de uma série de diálogos utilizando argumentos na linguagem quotidiana; investigação e análise da estrutura de algumas técnicas importantes de demonstrações; avaliação escrita e, finalmente, uma entrevista para comprovar os principais resultados do Módulo de Ensino. A análise dos dados obtidos por meio das atividades de sala de aula, avaliações escritas e entrevistas nos levaram à conclusão de que havia uma quantidade significativa de assimilação do assunto a nível de compreensão relacional, (SKEMP, 1980). Estes instrumentos verificaram que os alunos obtiveram uma melhora considerável no uso da linguagem matemática e das técnicas de demonstração apresentadas. Assim, as evidencias levam à conclusão que a proposta do Módulo de Ensino é um meio eficaz para o ensino/aprendizagem das demonstrações matemáticas e, como tal, fornece um guia metodológico que pode lançar as bases para uma nova abordagem a esse importante tema.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples