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dc.creatorLima, Gustavo Fernandes de
dc.date.accessioned2020-04-08T18:53:32Z
dc.date.available2020-04-08T18:53:32Z
dc.date.issued2019-06-14
dc.identifier.citationLIMA, Gustavo Fernandes de. Proposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desvio. 2019. 84f. Tese (Doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1789
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIG instrumentadopt_BR
dc.subjectSistemas embarcadospt_BR
dc.subjectDiferencial de pressãopt_BR
dc.subjectVálvula eletropneumáticapt_BR
dc.subjectLaboratório de testespt_BR
dc.titleProposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desviopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903418482342697pt_BR
dc.contributor.advisor1Salazar, Andrés Ortiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7865065553087432pt_BR
dc.contributor.referee1Salazar, Andrés Ortiz
dc.contributor.referee2Maitelli, André Laurindo
dc.contributor.referee3Villareal, Elmer Rolando Llanos
dc.contributor.referee4Fernandes, Jefferson Doolan
dc.contributor.referee5Gabriel Filho, Oscar
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariapt_BR
dc.description.resumoA inspeção de dutos utilizando um dispositivo chamado Pipeline Inspection Gauge (PIG) é um dos métodos mais aplicados para aquisição de dados sobre a estrutura fı́sica das tubulações. É frequente os PIGs alcançarem picos de velocidade prejudiciais para a coleta de dados, para os dutos e para o próprio PIG. O objetivo desta Tese é propor o controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando uma válvula de desvio acionada eletronicamente para atenuação ou eliminação desses picos de velocidade, também conhecidos por “tiros”. Um PIG Protótipo e um Laboratório de Testes foram utilizados para os ensaios experimentais. O PIG Protótipo possui uma válvula de desvio inovadora, que utiliza a energia do fluido transportado para seu acionamento. Essa válvula permite desviar parte do fluido por dentro do PIG Protótipo provocando uma diminuição de pressão a montante, acarretando uma diminuição de velocidade. Os resultados são promissores e mostram o controle de velocidade utilizando a válvula de desvio, que opera em baixas velocidades. Limitações mecânicas impediram o movimento uniforme do PIG Protótipo, dificultando ajuste da velocidade pelo controlador. A principal contribuição deste trabalho é a proposição de um controlador de velocidade para PIGs instrumentados, que os permita realizar uma inspeção segura e confiável, com velocidades dentro de uma faixa aceitável. Esta Tese visa solucionar um problema da indústria do petróleo em que os PIGs instrumentados, atualmente, percorrem toda a extensão do duto sem controle de velocidade.pt_BR


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