dc.creator | Lima, Gustavo Fernandes de | |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T18:53:32Z | |
dc.date.available | 2020-04-08T18:53:32Z | |
dc.date.issued | 2019-06-14 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Gustavo Fernandes de. Proposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desvio. 2019. 84f. Tese (Doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo, Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1789 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PIG instrumentado | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados | pt_BR |
dc.subject | Diferencial de pressão | pt_BR |
dc.subject | Válvula eletropneumática | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de testes | pt_BR |
dc.title | Proposta de controle de velocidade para ferramenta de inspeção de duto (PIG) utilizando válvula de desvio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4903418482342697 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Salazar, Andrés Ortiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7865065553087432 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salazar, Andrés Ortiz | |
dc.contributor.referee2 | Maitelli, André Laurindo | |
dc.contributor.referee3 | Villareal, Elmer Rolando Llanos | |
dc.contributor.referee4 | Fernandes, Jefferson Doolan | |
dc.contributor.referee5 | Gabriel Filho, Oscar | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia | pt_BR |
dc.description.resumo | A inspeção de dutos utilizando um dispositivo chamado Pipeline Inspection Gauge (PIG) é um dos métodos mais aplicados para aquisição de dados sobre a estrutura fı́sica das tubulações. É frequente os PIGs alcançarem picos de velocidade prejudiciais para a coleta de dados, para os dutos e para o próprio PIG. O objetivo desta Tese é propor o controle de velocidade de PIGs instrumentados utilizando uma válvula de desvio acionada eletronicamente para atenuação ou eliminação desses picos de velocidade, também conhecidos por “tiros”. Um PIG Protótipo e um Laboratório de Testes foram utilizados para os ensaios experimentais. O PIG Protótipo possui uma válvula de desvio inovadora, que utiliza a energia do fluido transportado para seu acionamento. Essa válvula permite desviar parte do fluido por dentro do PIG Protótipo provocando uma diminuição de pressão a montante, acarretando uma diminuição de velocidade. Os resultados são promissores e mostram o controle de velocidade utilizando a válvula de desvio, que opera em baixas velocidades. Limitações mecânicas impediram o movimento uniforme do PIG Protótipo, dificultando ajuste da velocidade pelo controlador. A principal contribuição deste trabalho é a proposição de um controlador de velocidade para PIGs instrumentados, que os permita realizar uma inspeção segura e confiável, com velocidades dentro de uma faixa aceitável. Esta Tese visa solucionar um problema da indústria do petróleo em que os PIGs instrumentados, atualmente, percorrem toda a extensão do duto sem controle de velocidade. | pt_BR |