Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Bento
dc.creatorChagas, Kadydja
dc.creatorMendonça, Silvia
dc.date.accessioned2020-04-03T19:05:09Z
dc.date.available2020-01-01
dc.date.available2020-04-03T19:05:09Z
dc.date.issued2020-04-03
dc.identifier.isbn978-85-54885-26-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1787
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIFRNpt_BR
dc.subjectUniversidade do Minhopt_BR
dc.subjectDoutoramentopt_BR
dc.subjectUminhopt_BR
dc.titlePós-graduação e internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no doutoramento em Ciências da Educaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEsse livro trata de uma proposta de publicação de internacionalização, considerando as produções científi cas ofertadas pelo convênio estabelecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade do Minho (UMinho). Essas publicações estão diretamente relacionadas às pesquisas de pós-graduação stricto sensu, para as quais convidamos orientandos (professores do IFRN) e seus professores orientadores, participantes do doutorado e pós-doutorado na UMinho. A princípio e em termos formais, os estudos de doutoramento são permeados pelo conhecimento teórico aprofundado e diligenciando avanços reais no conhecimento. No Brasil, diversos estudos indicam expressiva ampliação do número de pessoas em doutoramento, documentada igualmente nas estatísticas europeias e portuguesas. Ao abordar o doutoramento e seus signifi cados, busca-se evidenciar a relevância crítico-refl exiva ao desenvolvimento científi co e a análise investigativa do entrecruzamento das experiências acadêmicas desenvolvidas na UMinho, Braga/Portugal, e IFRN, Natal/Brasil, que contribuíram institucionalmente para compreensão e aprimoramento das ações da pós-graduação stricto sensu. Conforme sinalizamos no título do livro, apresentamos resultados de pesquisas de doutoramento em Ciências da Educação, realizadas em diversas especialidades de conhecimento. Trazemos os textos agrupados de acordo com as especialidades, iniciando pela história do IFRN, cultura organizacional e política de cotas (ingressos), seguindo a vertente do currículo e formação de professores, terminando com tecnologias educativas, perfazendo um total de doze capítulos. As investigações contribuíram para o desenvolvimento de estratégias que articulam a produção científi ca no doutoramento, atendendo às expectativas de orientandos e orientadores. Esse material é um incentivo a diálogos e pesquisas nas áreas apresentadas, buscando esclarecimentos e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples