dc.description.resumo | Esse livro trata de uma proposta de publicação de internacionalização,
considerando as produções científi cas ofertadas pelo convênio
estabelecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a
Universidade do Minho (UMinho). Essas publicações estão diretamente
relacionadas às pesquisas de pós-graduação stricto sensu, para as
quais convidamos orientandos (professores do IFRN) e seus professores
orientadores, participantes do doutorado e pós-doutorado na UMinho.
A princípio e em termos formais, os estudos de doutoramento são
permeados pelo conhecimento teórico aprofundado e diligenciando
avanços reais no conhecimento. No Brasil, diversos estudos indicam
expressiva ampliação do número de pessoas em doutoramento,
documentada igualmente nas estatísticas europeias e portuguesas.
Ao abordar o doutoramento e seus signifi cados, busca-se evidenciar
a relevância crítico-refl exiva ao desenvolvimento científi co e a análise
investigativa do entrecruzamento das experiências acadêmicas
desenvolvidas na UMinho, Braga/Portugal, e IFRN, Natal/Brasil, que
contribuíram institucionalmente para compreensão e aprimoramento
das ações da pós-graduação stricto sensu.
Conforme sinalizamos no título do livro, apresentamos resultados de
pesquisas de doutoramento em Ciências da Educação, realizadas em
diversas especialidades de conhecimento. Trazemos os textos agrupados
de acordo com as especialidades, iniciando pela história do IFRN, cultura
organizacional e política de cotas (ingressos), seguindo a vertente do
currículo e formação de professores, terminando com tecnologias
educativas, perfazendo um total de doze capítulos.
As investigações contribuíram para o desenvolvimento de estratégias
que articulam a produção científi ca no doutoramento, atendendo às
expectativas de orientandos e orientadores. Esse material é um incentivo
a diálogos e pesquisas nas áreas apresentadas, buscando esclarecimentos
e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |