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dc.creatorTavares, Otávio
dc.date.accessioned2020-03-31T18:34:13Z
dc.date.available2020-01-01
dc.date.available2020-03-31T18:34:13Z
dc.date.issued2020-03-31
dc.identifier.isbn978-85-94137-80-7pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1774
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEncantamento e desencantamentopt_BR
dc.titleEncantamento e desencantamento do educador: a dialética no processo de ensinopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.description.resumoO livro traz uma discussão do processo de mudança social que opera uma metamorfose no homem e na sociedade colocando novas exigências e impondo a necessidade da sua adaptação às novas formas de encarar o fazer científico. É resultado da tese de doutorado que teve como objeto de estudo as representações sociais de encantamento e desencantamento do educador como elemento essencial no processo de ensino com levantamento de dados junto a educadores que atuavam em escolas públicas municipais e estaduais e também, privadas, de forma a que pudesse assumir a perspectiva dialética do reencantamento no processo de formação humana. Com base em diferentes autores e em especial na teoria da complexidade, a partir do entendimento de Edgar Morin que reforça a necessidade que se tem de rever o sentido da ciência contemporânea que vem validando, cada vez mais, a importância que o imaginário social tem na formatação das representações que expressam a maneira como o ser humano vê o mundo e, consequentemente, as relações sociais que caracterizam cada sociedade dentro de um tempo, espaço e contexto histórico-social. Isso na perspectiva dialética do processo e ensino pode contribuir para empreender o reencantamento do educador e dos alunos, propiciando uma verdadeira “reforma do pensamento”, conforme expressão de Edgar Morin.pt_BR


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