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dc.creatorLima, Geraldo
dc.date.accessioned2020-03-31T18:31:57Z
dc.date.available2020-01-01
dc.date.available2020-03-31T18:31:57Z
dc.date.issued2020-03-31
dc.identifier.isbn978-85-94137-65-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1767
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIluminismopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleKant e Adorno: da autonomia à emancipação, da Aufklärung a Auschwitzpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.description.resumoA obra de Kant evidencia a importância que a Aufklärung dava à Educação, deixando clara a relação entre conhecimento e liberdade, pedagogia e autonomia. Contudo, os instrumentos crítico-pedagógicos kantianos foram vistos como sendo eles próprios uma ameaça ao Esclarecimento, convertidos em “engodo das massas”. Esse argumento foi apresentado na crítica da razão técnica de Adorno, a Dialética do Esclarecimento. Segundo Adorno, o desenvolvimento da sociedade a partir do Iluminismo conduziu ao seu contrário: à barbárie, à acomodação e à semiformação. Assim, em sua intervenção no discurso pedagógico, percebemos a elaboração de uma concepção de educação/formação ainda pautada na ideia de emancipação. Desta forma, através de uma análise filosófica, histórica e pedagógica traçamos um paralelo possível entre o pensamento pedagógico de Adorno com relação ao de Kant por via dos conceitos de autonomia e de emancipação.pt_BR


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