dc.description.resumo | O período histórico que perpassa o início da presente década é marcado por grandes contradições, avanços e retrocessos nas políticas de educação profissional e de educação do campo no Brasil.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (PRONATEC Campo) é, nesse quadro, notavelmente uma política contraditória, que precisa ser avaliada. Em um tempo onde a hegemonia do pensamento e das políticas neoliberais dão conotações privatistas e com fins de desmonte do Estado à avaliação de políticas públicas, construímos uma avaliação desse Programa sob uma perspectiva contra-hegemônica, com fins emancipatórios e focando na qualidade social dessa oferta educacional.
Dessa forma, a obra apresenta um amplo debate crítico sobre Estado, Avaliação de Políticas Públicas, Educação Profissional e Educação do Campo, expondo o desenvolvimento e construção desse modelo de avaliação que chamamos de avaliação de resultados sociais, construída em conjunto aos sujeitos-beneficiários do Pronatec Campo. | pt_BR |