dc.description.resumo | Em suma, o que as propostas dos artigos aqui apresentados nos querem mostrar consiste em apontar para
caminhos nos quais a formação para os valores democráticos pode ser efetivamente realizada. Ao chamar a atenção para importantes elementos no fazer educativo, como a
“criatividade”, a “audácia”, a “sensibilização”, a “responsabilidade”, a “ética”, o ensino, a pesquisa e a gestão ganham
novos sentidos constitutivos do seu fazer. É importante notar que todas as propostas apresentadas nesta obra têm
como ponto de partida não apenas as considerações de caráter geral meramente teórico, abstrato e, portanto, descolado da realidade na qual os sujeitos estão inseridos, mas,
antes, tratam-se de propostas elaboradas de um ponto de
vista prático, concreto, a partir de experiências realizadas
nos diversos espaços educativos dos Institutos Federais de
Educação, Ciência e Tecnologia, apresentando alternativas
e soluções concretas para uma intervenção prática-pedagógica, no que consiste a própria justificativa e relevância
desta obra. | pt_BR |