dc.description.resumo | A pesquisa analisa a história da formação de professores em Natal, Rio Grande do Norte, entre 1908 e 1971,
inserindo-se na temática da história das instituições
escolares e da formação de professores e investigando
o percurso da Escola Normal de Natal na preparação
de professores primários. O trabalho é fundamentado
em Chartier (1990), Chervel (1990), Elias (1994), Nóvoa
(1987a, 1987b) e Schriewer (2000). Aqui, são analisados documentos localizados no Instituto Histórico e
Geográfico do Rio Grande do Norte, como atas, ofícios,
relatórios dos diretores da instrução pública, leis, decretos, mensagens dos governadores, artigos dos jornais A
Capital, A Ordem e A República e da revista Pedagogium
(1921-1940). No Arquivo Público do Estado, são investigados o livro de honra (1914-1919), diários de classe e o
livro de inscrição dos grupos escolares. Do Memorial do
Atheneu, é examinada a ata da congregação do Atheneu
e da Escola Normal (1897) e, em relação ao Instituto de
Educação Superior Presidente Kennedy, o livro de registro nominal dos professores diplomados pela Escola
Normal. A investigação evidenciou que a Escola Normal
de Natal e das demais Escolas Normais surgiu do mesmo substrato histórico e evidenciam um modo de saber
que associava políticos, professores, médicos, higienistas e os demais especialistas da sociedade envolvidos
com a educação. Constatou-se, ainda, a presença de um
discurso pedagógico própri | pt_BR |