Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento, Francinaide
dc.date.accessioned2019-05-24T19:15:10Z
dc.date.available2019-05-24
dc.date.available2019-05-24T19:15:10Z
dc.date.issued2019-01-01
dc.identifier.isbn978-85-54885-07-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1665
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Normalpt_BR
dc.subjectNatalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA Escola Normal de Natalpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisa a história da formação de professores em Natal, Rio Grande do Norte, entre 1908 e 1971, inserindo-se na temática da história das instituições escolares e da formação de professores e investigando o percurso da Escola Normal de Natal na preparação de professores primários. O trabalho é fundamentado em Chartier (1990), Chervel (1990), Elias (1994), Nóvoa (1987a, 1987b) e Schriewer (2000). Aqui, são analisados documentos localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, como atas, ofícios, relatórios dos diretores da instrução pública, leis, decretos, mensagens dos governadores, artigos dos jornais A Capital, A Ordem e A República e da revista Pedagogium (1921-1940). No Arquivo Público do Estado, são investigados o livro de honra (1914-1919), diários de classe e o livro de inscrição dos grupos escolares. Do Memorial do Atheneu, é examinada a ata da congregação do Atheneu e da Escola Normal (1897) e, em relação ao Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, o livro de registro nominal dos professores diplomados pela Escola Normal. A investigação evidenciou que a Escola Normal de Natal e das demais Escolas Normais surgiu do mesmo substrato histórico e evidenciam um modo de saber que associava políticos, professores, médicos, higienistas e os demais especialistas da sociedade envolvidos com a educação. Constatou-se, ainda, a presença de um discurso pedagógico própript_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples