dc.creator | Pereira, Ulisséia Ávila | |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T15:40:34Z | |
dc.date.available | 2019-04-09T15:40:34Z | |
dc.date.issued | 2010-07-23 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ulisséia Ávila. Políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998-2008). 2010. 308 f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1647 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.title | Políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998-2008) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6243230397916812 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | França, Magna | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1964589133589645 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Dalila Andrade | |
dc.contributor.referee1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/1795516271097895 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Dante Henrique | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1720357515433453 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Castro, Alda Maria Duarte Araújo | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1267050454995209 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Cabral Neto, Antônio | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2272273005907974 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Santos, Luciane Terra dos | |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/2546503141542893 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa as políticas de educação profissional e de ensino médio (1998-2008) e as suas repercussões no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Apresenta uma análise e delineamento sobre o processo de reestruturação produtiva no mundo do trabalho e na educação, as políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil, referentes ao período, as mudanças ocorridas no Cefet-RN para implementação das Diretrizes Políticas de Educação Profissional Técnica e do Ensino Médio. O presente estudo é norteado por pressupostos relacionados a essas políticas, situadas em momentos históricos diferenciados. Trata-se de um estudo em que os sujeitos são compreendidos como seres históricos e sociais, inseridos em conjunturas econômicas, políticas e culturais, que, por suas ações, podem ser transformadas. Apoiou-se em um referencial teórico coerente com o objeto de investigação para imprimir-lhe forma e significado, servindo de parâmetro para tratar o problema delineado nas questões de pesquisa. Utilizou-se da análise de material bibliográfico e documentos específicos da Instituição, entrevistas semiestruturadas com os sujeitos integrantes do ensino médio e técnico. Os resultados evidenciam que a grande parte das recomendações presentes nas políticas de ensino médio e de educação profissional técnica em nível médio, implementadas no Cefet-RN, correspondentes ao período 1998 a 2002, apresentam contradições entre o que é dito, oficialmente, e o que pode ser estabelecido na prática pedagógica dos professores e na prática profissional de alguns egressos. Quanto à integração da educação profissional com o ensino médio (2005-2008) na referida Instituição, o estudo sinalizou que a sua priorização não se efetivou, na íntegra, no Cefet-RN, embora tenha sido elaborado e implementado um Projeto Político-Pedagógico em 2005.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação Profissional. Ensino Médio.
Este trabalho analisa as políticas de educação profissional e de ensino médio (1998-2008) e as suas repercussões no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Apresenta uma análise e delineamento sobre o processo de reestruturação produtiva no mundo do trabalho e na educação, as políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil, referentes ao período, as mudanças ocorridas no Cefet-RN para implementação das Diretrizes Políticas de Educação Profissional Técnica e do Ensino Médio. O presente estudo é norteado por pressupostos relacionados a essas políticas, situadas em momentos históricos diferenciados. Trata-se de um estudo em que os sujeitos são compreendidos como seres históricos e sociais, inseridos em conjunturas econômicas, políticas e culturais, que, por suas ações, podem ser transformadas. Apoiou-se em um referencial teórico coerente com o objeto de investigação para imprimir-lhe forma e significado, servindo de parâmetro para tratar o problema delineado nas questões de pesquisa. Utilizou-se da análise de material bibliográfico e documentos específicos da Instituição, entrevistas semiestruturadas com os sujeitos integrantes do ensino médio e técnico. Os resultados evidenciam que a grande parte das recomendações presentes nas políticas de ensino médio e de educação profissional técnica em nível médio, implementadas no Cefet-RN, correspondentes ao período 1998 a 2002, apresentam contradições entre o que é dito, oficialmente, e o que pode ser estabelecido na prática pedagógica dos professores e na prática profissional de alguns egressos. Quanto à integração da educação profissional com o ensino médio (2005-2008) na referida Instituição, o estudo sinalizou que a sua priorização não se efetivou, na íntegra, no Cefet-RN, embora tenha sido elaborado e implementado um Projeto Político-Pedagógico em 2005.
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação Profissional. Ensino Médio. | pt_BR |