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dc.creatorPereira, Ulisséia Ávila
dc.date.accessioned2019-04-09T15:40:34Z
dc.date.available2019-04-09T15:40:34Z
dc.date.issued2010-07-23
dc.identifier.citationPEREIRA, Ulisséia Ávila. Políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998-2008). 2010. 308 f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1647
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titlePolíticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil: a implementação no CEFET-RN (1998-2008)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243230397916812pt_BR
dc.contributor.advisor1França, Magna
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964589133589645pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Dalila Andrade
dc.contributor.referee1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/1795516271097895pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Dante Henrique
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Alda Maria Duarte Araújo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1267050454995209pt_BR
dc.contributor.referee4Cabral Neto, Antônio
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272273005907974pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Luciane Terra dos
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546503141542893pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa as políticas de educação profissional e de ensino médio (1998-2008) e as suas repercussões no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Apresenta uma análise e delineamento sobre o processo de reestruturação produtiva no mundo do trabalho e na educação, as políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil, referentes ao período, as mudanças ocorridas no Cefet-RN para implementação das Diretrizes Políticas de Educação Profissional Técnica e do Ensino Médio. O presente estudo é norteado por pressupostos relacionados a essas políticas, situadas em momentos históricos diferenciados. Trata-se de um estudo em que os sujeitos são compreendidos como seres históricos e sociais, inseridos em conjunturas econômicas, políticas e culturais, que, por suas ações, podem ser transformadas. Apoiou-se em um referencial teórico coerente com o objeto de investigação para imprimir-lhe forma e significado, servindo de parâmetro para tratar o problema delineado nas questões de pesquisa. Utilizou-se da análise de material bibliográfico e documentos específicos da Instituição, entrevistas semiestruturadas com os sujeitos integrantes do ensino médio e técnico. Os resultados evidenciam que a grande parte das recomendações presentes nas políticas de ensino médio e de educação profissional técnica em nível médio, implementadas no Cefet-RN, correspondentes ao período 1998 a 2002, apresentam contradições entre o que é dito, oficialmente, e o que pode ser estabelecido na prática pedagógica dos professores e na prática profissional de alguns egressos. Quanto à integração da educação profissional com o ensino médio (2005-2008) na referida Instituição, o estudo sinalizou que a sua priorização não se efetivou, na íntegra, no Cefet-RN, embora tenha sido elaborado e implementado um Projeto Político-Pedagógico em 2005. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação Profissional. Ensino Médio. Este trabalho analisa as políticas de educação profissional e de ensino médio (1998-2008) e as suas repercussões no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Apresenta uma análise e delineamento sobre o processo de reestruturação produtiva no mundo do trabalho e na educação, as políticas de educação profissional técnica e de ensino médio no Brasil, referentes ao período, as mudanças ocorridas no Cefet-RN para implementação das Diretrizes Políticas de Educação Profissional Técnica e do Ensino Médio. O presente estudo é norteado por pressupostos relacionados a essas políticas, situadas em momentos históricos diferenciados. Trata-se de um estudo em que os sujeitos são compreendidos como seres históricos e sociais, inseridos em conjunturas econômicas, políticas e culturais, que, por suas ações, podem ser transformadas. Apoiou-se em um referencial teórico coerente com o objeto de investigação para imprimir-lhe forma e significado, servindo de parâmetro para tratar o problema delineado nas questões de pesquisa. Utilizou-se da análise de material bibliográfico e documentos específicos da Instituição, entrevistas semiestruturadas com os sujeitos integrantes do ensino médio e técnico. Os resultados evidenciam que a grande parte das recomendações presentes nas políticas de ensino médio e de educação profissional técnica em nível médio, implementadas no Cefet-RN, correspondentes ao período 1998 a 2002, apresentam contradições entre o que é dito, oficialmente, e o que pode ser estabelecido na prática pedagógica dos professores e na prática profissional de alguns egressos. Quanto à integração da educação profissional com o ensino médio (2005-2008) na referida Instituição, o estudo sinalizou que a sua priorização não se efetivou, na íntegra, no Cefet-RN, embora tenha sido elaborado e implementado um Projeto Político-Pedagógico em 2005. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação Profissional. Ensino Médio.pt_BR


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