dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é examinar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
- TDIC na ação docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
– IFRN. Considerando que no ano de 2012 o IFRN promoveu um programa de incentivo ao uso das
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, como política de inclusão digital, onde
distribuiu Netbooks para todos os professores, esta pesquisa visa identificar as barreiras e o nível atual
do uso do Netbook, assim como analisar o perfil de exposição à nova tecnologia, agrupando-os por área
de formação acadêmica, por titulação, por gênero e por faixa etária.
A proposta é, também, analisar a diversidade e regularidade de uso das TDIC, o nível de
percepção da utilidade dessas tecnologias, em especial do Netbook, levantar as barreiras encontradas e
medir a intensidade de uso das TDIC entre os docentes do IFRN. Para tanto, foram coletados dados junto
ao corpo docente de 19 campi do IFRN, numa amostra de 282 respondentes para um universo de 1064
docentes. Para atingir os objetivos propostos, efetuou-se uma pesquisa do tipo survey corte-transversal,
com abordagem quantitativa e, para tanto, foi feito uso do questionário “Avaliação de Competência
Docente em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: um estudo transcultural Brasil -
Portugal”, validado por um projeto de pesquisa promovido pela Universidade São Francisco (USF, Brasil),
Universidade Federal de Lavras (UFLA, Brasil) e Universidade do Minho (UM, Portugal), que é uma forma
padronizada de coleta de dados no estilo de levantamento, apropriado para recolher e tratar dados de
uma população algo numerosa, como é o caso.
A análise quantitativa dos dados foi feita utilizando-se o software de análise estatística IBM SPSS
Statistics, através dos testes não-paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Os participantes são
na sua maioria do gênero masculino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o
doutoramento, sendo a maior parte da área de Ciências e Tecnologia. As idades variaram entre 24 e 67
anos, distribuídos da seguinte forma, segundo o tempo de docência: 37,6% com até 3 anos, 24,1% de 4
a 6 anos, 30,9% de 7 a 25 anos e 7,4% de 26 a 40 anos de docência. Os resultados sugerem que as
tecnologias digitais mais utilizadas entre os docentes do IFRN foram o computador, o Projetor multimídia,
o telefone celular, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, PowerPoint, PDF, e ambientes
virtuais de aprendizagem.
Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar
diariamente e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma
competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica.
Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a necessidade de se desenvolverem
programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais | pt_BR |