dc.creator | Fernandes, Francisco das Chagas de Mariz | |
dc.creator | Tabosa, Wyllys Abel Farkatt | |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T13:53:50Z | |
dc.date.available | 2018-09-12 | |
dc.date.available | 2018-09-12T13:53:50Z | |
dc.date.issued | 2018-01-01 | |
dc.identifier.isbn | 9788554885045 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1557 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional – Historia | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica – Organização | pt_BR |
dc.subject | IFES | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Instituto Federal: uma organização composta de organizações | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Reitoria | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste livro são apresentadas ao leitor algumas características sobre as organizações de funcionamento híbrido e em
redes, num contexto de estruturas que se consolidam como arranjos organizacionais neste século XXI. Ao mesmo tempo,
é tratada a estruturação dos Institutos Federais (IFs), numa perspectiva de uma nova forma de organização educativa,
retratando dados de investigação e reflexões quanto aos órgãos colegiados superiores e, especialmente, no tocante à configuração executiva de administração central. São evidenciadas, também, conjunturas de aproximações da realidade funcional do Instituto Federal com o modelo universitário, em função de alguns apelos e ambiguidades organizacionais, inclusive pela multiplicidade de demandas, com tendências de universalidade acadêmica. Como proposta, a obra estimula o aprofundamento de estudo na Rede Federal quanto a uma maior sistematização das áreas de atuações sistêmicas e de funcionamento estratégico, enquanto órgãos executivos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – instituições que integram o campo teórico conceitual de conhecimentos dos modelos organizacionais emergentes da escola. Dessa forma, além de incentivar o debate sobre a concepção do Instituto Federal como uma organização composta de organizações, leva à reflexão acerca das “redes” que o IF integra nacionalmente e nas diversas regiões do país. | pt_BR |