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dc.creatorFernandes, Francisco das Chagas de Mariz
dc.creatorTabosa, Wyllys Abel Farkatt
dc.date.accessioned2018-09-12T13:53:50Z
dc.date.available2018-09-12
dc.date.available2018-09-12T13:53:50Z
dc.date.issued2018-01-01
dc.identifier.isbn9788554885045pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1557
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional – Historiapt_BR
dc.subjectEducação profissional – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológicapt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica – Organizaçãopt_BR
dc.subjectIFESpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológicapt_BR
dc.titleInstituto Federal: uma organização composta de organizaçõespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoNeste livro são apresentadas ao leitor algumas características sobre as organizações de funcionamento híbrido e em redes, num contexto de estruturas que se consolidam como arranjos organizacionais neste século XXI. Ao mesmo tempo, é tratada a estruturação dos Institutos Federais (IFs), numa perspectiva de uma nova forma de organização educativa, retratando dados de investigação e reflexões quanto aos órgãos colegiados superiores e, especialmente, no tocante à configuração executiva de administração central. São evidenciadas, também, conjunturas de aproximações da realidade funcional do Instituto Federal com o modelo universitário, em função de alguns apelos e ambiguidades organizacionais, inclusive pela multiplicidade de demandas, com tendências de universalidade acadêmica. Como proposta, a obra estimula o aprofundamento de estudo na Rede Federal quanto a uma maior sistematização das áreas de atuações sistêmicas e de funcionamento estratégico, enquanto órgãos executivos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – instituições que integram o campo teórico conceitual de conhecimentos dos modelos organizacionais emergentes da escola. Dessa forma, além de incentivar o debate sobre a concepção do Instituto Federal como uma organização composta de organizações, leva à reflexão acerca das “redes” que o IF integra nacionalmente e nas diversas regiões do país.pt_BR


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