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dc.creatorAquino, Maria Elizabete Sobral Paiva de
dc.date.accessioned2018-09-03T18:09:36Z
dc.date.available2018-09-03
dc.date.available2018-09-03T18:09:36Z
dc.date.issued2016-01-01
dc.identifier.isbn978-85-8333-227-5pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1550
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColeção Corpo e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnografia – Mato Grande/RNpt_BR
dc.subjectHistória - Mato Grande/RNpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectRNpt_BR
dc.subjectRio Grande do Nortept_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMato Grandept_BR
dc.titleEm cada canto, um conto, uma canção: o velho, a tradição oral e a educação no Mato Grande/RNpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEm cada canto, um conto, uma canção... corresponde às andanças da autora pelo território do Mato Grande e o encontro com inúmeros brincantes das manifestações da tradição, como o Pastoril, o Coco de Roda, o Boi de Reis, entre outras. Utilizando a metáfora da colcha de retalhos, a autora vai tecendo saberes dos velhos brincantes as suas reflexões acadêmicas. Gestos, posturas, danças, contos, canções, constituem um mundo de expressões e de movimentos que são pensados como educação. Muitos registros foram produzidos e compartilhados com a educação institucionalizada durante a tessitura da pesquisa de mestrado com os alunos do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de João Câmara, campus no qual a autora atuava como professora de Educação Física durante a realização da pesquisa. Dar visibilidade a esse patrimônio imaterial, que ainda se faz distante de nossas escolas, talvez seja a primeira contribuição desse texto-pesquisa, que agora se dá a ler em novo formato. Indissociável desta, e não menos importante, soma-se a contribuição de dar reconhecimento aos diversos modos de expressão dessa produção cultural como uma educação enredada por modos sensíveis de habitar o mundo, nem sempre reconhecidos como importantes nos contextos acadêmicos e escolares.pt_BR


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