Mostrar registro simples

dc.creatorPereira, Marcus Vinícius
dc.creatorRoças, Giselle
dc.date.accessioned2018-08-09T16:22:37Z
dc.date.available2018-08-09
dc.date.available2018-08-09T16:22:37Z
dc.date.issued2018-01-01
dc.identifier.isbn978-85-5449-011-9pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1543
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofSérie Reflexões na Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstitutos federais de educação – papel socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIFspt_BR
dc.subjectInstitutos federaispt_BR
dc.titleAs nuances e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : lugares a ocuparpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issueVolume 2pt_BR
dc.description.resumoParece que foi ontem, em meio a greves e debates necessários para a manutenção de nossa existência institucional, que começamos a idealizar a Série Reflexões na Educação, em um exercício de pensar o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – onde atuamos como educadores – para além dele mesmo, em diálogo (mesmo que ainda inicial) com outros Institutos Federais, refletindo sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão, que, por vezes, parece ter “uma das pernas” “mais pesada” ou “mais leve”. Apesar de valorizarmos em igual medida o ensino, a pesquisa e a extensão, a “viagem” que pode ser feita por aqueles que decidem (se) “pesar” em apenas uma ou duas das bases desse tripé não cabe proibição, apenas sensibilização para o prazer de “viajarmos a todos os espaços e tempos”. Nos parece que o problema é quando esse “peso” nos é imputado, de fora, sem possibilidade de escolha, seja por meio de leis, decretos, regulamentos etc. É o movimento de resistência à imputação que inspira os capítulos desse segundo volume da Série, que traz nove colaborações de 21 autores para essa reflexão.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples