As nuances e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : lugares a ocupar
dc.creator | Pereira, Marcus Vinícius | |
dc.creator | Roças, Giselle | |
dc.date.accessioned | 2018-08-09T16:22:37Z | |
dc.date.available | 2018-08-09 | |
dc.date.available | 2018-08-09T16:22:37Z | |
dc.date.issued | 2018-01-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-5449-011-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1543 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Série Reflexões na Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Institutos federais de educação – papel social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino tecnológico | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | IFs | pt_BR |
dc.subject | Institutos federais | pt_BR |
dc.title | As nuances e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : lugares a ocupar | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Reitoria | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | Volume 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Parece que foi ontem, em meio a greves e debates necessários para a manutenção de nossa existência institucional, que começamos a idealizar a Série Reflexões na Educação, em um exercício de pensar o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – onde atuamos como educadores – para além dele mesmo, em diálogo (mesmo que ainda inicial) com outros Institutos Federais, refletindo sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão, que, por vezes, parece ter “uma das pernas” “mais pesada” ou “mais leve”. Apesar de valorizarmos em igual medida o ensino, a pesquisa e a extensão, a “viagem” que pode ser feita por aqueles que decidem (se) “pesar” em apenas uma ou duas das bases desse tripé não cabe proibição, apenas sensibilização para o prazer de “viajarmos a todos os espaços e tempos”. Nos parece que o problema é quando esse “peso” nos é imputado, de fora, sem possibilidade de escolha, seja por meio de leis, decretos, regulamentos etc. É o movimento de resistência à imputação que inspira os capítulos desse segundo volume da Série, que traz nove colaborações de 21 autores para essa reflexão. | pt_BR |