Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Luiz Arthur Nunes da
dc.date.accessioned2018-08-09T16:22:27Z
dc.date.available2018-08-09
dc.date.available2018-08-09T16:22:27Z
dc.date.issued2016-01-01
dc.identifier.isbn978-85-8333-233-6pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1541
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColeção Corpo e Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação sensívelpt_BR
dc.subjectArtes marciais – Relação mestre e discípulopt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.titleNo caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensívelpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumo"No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível" une as filosofias ocidental e oriental através de uma educação inscrita corpo. Ao articular a fenomenologia Merleau-Ponty à filosofia das Artes Marciais, deslizando entre o eu e o nós na descrição da experiência vivida, Luiz Arthur Nunes da Silva se inscreve na esteira daqueles que encontram no corpo um princípio epistemológico, materializado na relação mestre e discípulo em uma educação sensível. A gestualidade, os silêncios, a afetividade e o exercício da liberdade, que em Merleau-Ponty habitam o fenômeno expressivo, são explorados com coragem e sensibilidade pelo autor, que ainda recorre à literatura e ao cinema como linguagens indiretas de acesso ao Ser e ao conhecimento - e isso ele bem aprendeu com seus mestres. A presente obra, dessa maneira, enriquece a Coleção Corpo e Educação, ao desvelar uma abordagem inovadora das relações entre o Oriente e o Ocidente no fenômeno educativo, explorando ainda as relações entre mestre e discípulo nos caminhos da aprendizagem da cultura, técnicas, saberes, modos de ser e de existir.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples