dc.description.resumo | Nesta obra, o leitor terá a oportunidade de entrar em contato com conhecimentos vinculados à análise sociológica das organizações e suas características, especialmente no que se refere às conceituações da escola como organização educativa, tendo em vista se tratar de estudo de investigação quanto ao funcionamento e à estruturação organizacional
do Instituto Federal (IF), num contexto de desafios da constituição de uma nova institucionalidade. Esse Instituto surge como modelo de estabelecimento de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializado na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Apesar de parecer com o padrão centralizado de Universidade, pela imagem de universalização de suas finalidades e objetivos educacionais, com oferta verticalizada do nível básico à pós-graduação stricto sensu, o Instituto Federal configura-se como uma organização distinta, com modelagem descentralizada, de arranjo de rede e funcionamento com personalidade jurídica e unidade de gestão próprias pelos campi, integrados por conexões frágeis com a reitoria, numa concepção estrutural de “federação interdependente de campi” (FERNANDES, 2015). Essa configuração, também representativa da natureza de uma concepção de subunidades organizacionais, pela dependência da sede, juridicamente detentora central da identidade institucional, aproxima, teoricamente, a imagem organizacional do IF da modelagem de uma Estrutura Divisionalizada (MINTZBERG, 1995). | pt_BR |