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dc.creatorFernandes, Francisco das Chagas de Mariz
dc.date.accessioned2018-06-06T20:06:24Z
dc.date.available2018-06-06
dc.date.available2018-06-06T20:06:24Z
dc.date.issued2018-06-06
dc.identifier.isbn978-85-94137-26-5pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1512
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofProfessus Litteratuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional – Brasilpt_BR
dc.subjectEducação profissional – Históriapt_BR
dc.subjectEducação profissional – Rio Grande do Nortept_BR
dc.titleOrganização escolar: entre o burocrático e o anárquico, um espaço contraditório de revelaçõespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoNesta obra, o leitor terá a oportunidade de entrar em contato com conhecimentos vinculados à análise sociológica das organizações e suas características, especialmente no que se refere às conceituações da escola como organização educativa, tendo em vista se tratar de estudo de investigação quanto ao funcionamento e à estruturação organizacional do Instituto Federal (IF), num contexto de desafios da constituição de uma nova institucionalidade. Esse Instituto surge como modelo de estabelecimento de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializado na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Apesar de parecer com o padrão centralizado de Universidade, pela imagem de universalização de suas finalidades e objetivos educacionais, com oferta verticalizada do nível básico à pós-graduação stricto sensu, o Instituto Federal configura-se como uma organização distinta, com modelagem descentralizada, de arranjo de rede e funcionamento com personalidade jurídica e unidade de gestão próprias pelos campi, integrados por conexões frágeis com a reitoria, numa concepção estrutural de “federação interdependente de campi” (FERNANDES, 2015). Essa configuração, também representativa da natureza de uma concepção de subunidades organizacionais, pela dependência da sede, juridicamente detentora central da identidade institucional, aproxima, teoricamente, a imagem organizacional do IF da modelagem de uma Estrutura Divisionalizada (MINTZBERG, 1995).pt_BR


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