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dc.creatorLima, Ailton Dantas de
dc.date.accessioned2018-06-06T20:05:46Z
dc.date.available2018-06-06
dc.date.available2018-06-06T20:05:46Z
dc.date.issued2018-06-06
dc.identifier.isbn978-85-94137-07-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1506
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectConcepção dialógica de linguagempt_BR
dc.titleVozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina de língua portuguesa no ensino médio integrado à educação profissional do IFRNpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho toma como viés temático a disciplina Língua Portuguesa no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implantado no ano de 2005, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No âmbito geral, objetiva analisar as vozes reveladas em posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa nesse contexto. Neste estudo, o uso do adjetivo integrado é compreendido como revelador de uma formação escolar não assentada em perspectivas dicotômicas, sobretudo naquelas que evidenciam uma separação entre o conhecimento e o exercício profissional. Buscou-se aporte teórico nos debates da área de educação, sobre formação integrada, na visão de contemporaneidade de Bauman e na concepção bakhtiniana de linguagem. O corpus compõe-se de empiria de natureza quantitativa e qualitativa, obtida via aplicação de questionários com alunos e professores, além da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), no que se refere à disciplina Língua Portuguesa. O direcionamento metodológico é guiado pelo paradigma qualitativo inserido em uma perspectiva sócio-histórica, e elegeu como categoria de análise o conceito de vozes sociais. Os resultados indicam que a disciplina Língua Portuguesa, na perspectiva de integração com o mundo do trabalho, adquire, em maior ou menor grau, nos dizeres dos documentos oficiais e nos posicionamentos de alunos e professores do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN, um perfil cuja essência, longe de assumir características de um ensino instrumental redutor, requer uma concepção de linguagem que esteja em sintonia com o mundo do trabalho da sociedade contemporânea, uma sociedade cada vez mais aberta à pluralidade de opiniões e à ambivalência de sentidos.pt_BR


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