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dc.creatorPino, Aline Muras de Oliveira
dc.date.accessioned2018-06-06T20:05:33Z
dc.date.available2018-06-06
dc.date.available2018-06-06T20:05:33Z
dc.date.issued2018-06-06
dc.identifier.isbn978-85-94137-20-3pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1504
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectDireitospt_BR
dc.titleDiversidade sexual e educação: uma relação de desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoUm dos principais pilares do sistema heterossexista é o estabelecimento de um modelo para relações afetivo-sexuais, o heterossexual; ou seja, a vivência “normal” da sexualidade é a praticada entre sexos opostos, homem e mulher. Portanto, qualquer relação sexual e/ou amorosa entre pessoas do mesmo sexo sofrerá processos de opressões e discriminações direcionados a indivíduos ou grupos sociais não heterossexuais. O sistema educacional, de maneira geral, é um espaço onde se reforça esse conceito. Esta obra é dedicada a estabelecer reflexões críticas sobre as categorias diversidade sexual, educação e direitos, as quais nortearam nossa compreensão numa perspectiva de totalidade das determinações materiais e históricas que permeiam à expressão da diversidade sexual no espaço escolar. Para isso, partimos do entendimento de que a política educacional brasileira concentra dois aspectos contraditórios entre si. O primeiro deles é a organização para manter o status quo de hegemonia do sistema capitalista, a fim de perpetuar sua reprodução social. O segundo diz respeito à perspectiva transformadora, na medida em que essa política também engendra elementos para que, a partir da contribuição na formação de consciências críticas, possamos compreender as determinações da sociabilidade em que vivemos e, assim, defender a necessidade de superação da forma capitalista-patriarcal-racista com que essa sociabilidade organiza as relações e a vida social. É na defesa dessa dimensão transformadora que tencionamos entender a conexão existente entre diversidade sexual e a educação (sobretudo a profissional e tecnológica). Esperamos, assim, contribuir na defesa de uma educação pública de qualidade, laica e não heterossexista.pt_BR


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