dc.creator | Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo | |
dc.creator | Cavalcanti, Israel Sharon Silveira | |
dc.creator | Nascimento, Bruna Lais Campos do | |
dc.creator | Medeiros Neta, Olívia Morais de | |
dc.date.accessioned | 2017-12-08T17:31:14Z | |
dc.date.available | 2017-12-08T17:31:14Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Vanessa Oliveira de Macêdo et al. A análise de conteúdo com a utilização do software nvivo: a aplicação no campo da educação profissional. In: ENCONTRO IBÉRICO EDICIC, 8., 2017, Coimbra. Anais eletrônicos... Coimbra, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1417 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Ibérico EDICIC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | NVivo - Software | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.title | A análise de conteúdo com a utilização do software Nvivo: a aplicação no campo da educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Portugal | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta o software de análise qualitativa, o QSR Nvivo, e os principais recursos e ferramentas disponíveis. Relato uma experiência a partir do uso do Nvivo para a realização de uma pesquisa na área educação profissional, destaca ainda sua estreita aplicação com a análise de conteúdo. Delineia as etapas de aplicação e uso do software e como se procedeu à análise qualitativa dos dados para o alcance dos objetivos propostos na pesquisa dissertativa. Quanto a metodologia, a pesquisa é caracterizada como de cunho exploratório, descritivo e bibliográfico. Conclui que o uso do software contribuiu de forma efetiva para a organização e agrupamento dos textos, possibilitando medir a frequência das palavras e proceder-se à análise e entendimento da configuração do campo científico sobre a Educação Profissional (EP) no Brasil. | pt_BR |