Mostrar registro simples

dc.creatorTerto, Daniela
dc.date.accessioned2017-12-08T17:21:26Z
dc.date.available2017-12-08T17:21:26Z
dc.date.issued2017-06-09
dc.identifier.citationTERTO, Daniela Cunha. Uso dos laboratórios de ciências pelos professores de química: possibilidades e limitações em escolas públicas de Currais Novos/RN. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS, 2., 2017, Campina Grande. Anais... Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3999pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1416
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências - CONAPESCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectLaboratório de ciênciaspt_BR
dc.subjectAulas práticas - Químicapt_BR
dc.titleUso dos laboratórios de ciências pelos professores de química: possibilidades e limitações em escolas públicas de Currais Novos/RNpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurrais Novospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoPara esse trabalho, delimitou-se como objetivo identificar se existem laboratórios de ciências nas escolas estaduais de ensino médio da cidade de Currais Novos/RN bem como identificar se esses espaços tem sido utilizados pelos respectivos professores de Química. Os procedimentos técnicos adotados foram a análise da literatura especializada e a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores de química das escolas de ensino médio da rede estadual de ensino, na cidade de Currais Novos/RN, perfazendo um total de seis entrevistados, sendo cinco professores e uma professora.Das seis escolas, portanto, apenas quatro possuem laboratórios de ciências. Em relação ao uso desses espaços, de modo geral, os professores raramente utilizam os laboratórios para realização de aulas práticas. Algumas justificativas para a baixa frequência de uso desse espaço pelos demais professores dizem respeito à falta de equipamentos, materias de insumo, reagentes e outros, bem como a falta de tempo para planejamento das aulas e organização do espaço entre uma aula e outra. Conclui-se que ainda que aulas práticas em laboratórios de ciências possam contribuir para a aprendizagem significativa de química, em Currais Novos/RN, as escolas estaduais de ensino médio ainda não dispõem desse espaço suficientemente equipado.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples