dc.creator | Grümm, Cristiane Aparecida Fontana | |
dc.creator | Vieira, Solange Francieli | |
dc.creator | Brito, Liliane Martins de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:38:38Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:38:38Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1370 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Práticas integradoras | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa como princípio pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Histórico | pt_BR |
dc.title | A iniciação científica no ensino médio integrado como possibilidade de uma prática integradora: estudo de caso através do resgate da memória da vitivinicultura em Videira, Santa Catarina | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo relata a experiência de uma prática integradora vivenciada em um projeto de iniciação científica intitulado “Resgate da Memória sobre a produção da uva e do vinho a partir da década de 1940 no município de Videira, Santa Catarina”. O projeto envolve três áreas do saber – Biologia, Geografia e História – e dois cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio - Agropecuária e Eletroeletrônica – oferecidos pelo Instituto Federal Catarinense Câmpus Videira. O desenvolvimento do projeto fomentou entre as professoras envolvidas algumas reflexões a respeito da integração entre o Ensino Médio e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Durante as diversas etapas da pesquisa de iniciação científica, foi possível perceber a importância da interdisciplinaridade, da pesquisa como princípio pedagógico e da cultura como um dos eixos fundamentais para a formação humana. | pt_BR |