dc.creator | Silva, Adriano Willian da | |
dc.creator | Moraz, Caterine Pereira | |
dc.creator | Novaes, Tatiani Daiana de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:35:51Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:35:51Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1364 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Integrado | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | Políticas em Educação Profissional: uma análise da percepção do currículo integrado no âmbito do Curso Técnico Integrado em Mecânica do Instituto Federal do Paraná- Câmpus Curitiba | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | As questões que permeiam a formulação, organização, estruturação, aplicação e avaliação do currículo integrado nos cursos técnicos de nível médio vêm tendo destaque nos últimos tempos, constituindo-se um tema de interesse central na investigação das políticas de implantação da educação profissional no nosso país. Atualmente, com a expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica no país, as pesquisas em torno desse assunto tem garantido uma mudança no espectro do arcabouço teórico que embasa e fundamenta as propostas curriculares da educação profissional. Neste trabalho são abordadas as diretrizes educacionais empregadas na oferta do curso técnico em Mecânica, modalidade integrado, do Instituto Federal do Paraná- Câmpus Curitiba. Particularmente, são analisadas as percepções que os discentes deste curso possuem acerca da integração do currículo entre as disciplinas do núcleo comum e as específicas do curso ofertado. Dessa forma, foi possível elencar a relação entre as faces teórica e prática do conhecimento, mecanismos formadores do indivíduo humano e de sua cidadania. | pt_BR |