dc.creator | Bezerra, Daniella de Souza | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:29:04Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:29:04Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1349 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Novas diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio (integrado) | pt_BR |
dc.title | As novas diretrizes curriculares para o ensino médio (integrado): a dualidade na prescri(a)ção do Estado | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho adentra ao âmbito das políticas curriculares nacionais e problematiza como as recentes diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, para o ensino médio e para a educação profissional técnica equacionam, com base nos fundamentos de educação politécnica e de integração entre formação geral e formação profissional, prescrições a serem observadas pelos sistemas de ensino e pelas instituições de ensino públicas e privadas, na organização e no planejamento tanto do ensino médio quanto da educação profissional técnica de nível médio, especialmente, da forma integrada. Os resultados da discussão evidenciam que o discurso acadêmico de formação politécnica/omnilateral/humana integral foi, na verdade, hibridizado de tal forma nas novas diretrizes curriculares que se as instituições de ensino seguirem suas prescrições continuarão perpetuando a dualidade entre formação propedêutica e formação profissionalizante dado que não saberão como colocar, realmente, em prática a integralização entre ensino médio e educação profissional técnica. O Decreto n° 5.154 foi publicado em 2004 e até hoje, não houve por parte do Estado ações suficientes para (in)formar as comunidades escolares acerca da especificidade formativa do ensino médio integrado. | pt_BR |