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dc.creatorBezerra, Daniella de Souza
dc.date.accessioned2017-07-31T14:29:04Z
dc.date.available2017-07-31T14:29:04Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1349
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovas diretrizes curricularespt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subjectEnsino médio (integrado)pt_BR
dc.titleAs novas diretrizes curriculares para o ensino médio (integrado): a dualidade na prescri(a)ção do Estadopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho adentra ao âmbito das políticas curriculares nacionais e problematiza como as recentes diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, para o ensino médio e para a educação profissional técnica equacionam, com base nos fundamentos de educação politécnica e de integração entre formação geral e formação profissional, prescrições a serem observadas pelos sistemas de ensino e pelas instituições de ensino públicas e privadas, na organização e no planejamento tanto do ensino médio quanto da educação profissional técnica de nível médio, especialmente, da forma integrada. Os resultados da discussão evidenciam que o discurso acadêmico de formação politécnica/omnilateral/humana integral foi, na verdade, hibridizado de tal forma nas novas diretrizes curriculares que se as instituições de ensino seguirem suas prescrições continuarão perpetuando a dualidade entre formação propedêutica e formação profissionalizante dado que não saberão como colocar, realmente, em prática a integralização entre ensino médio e educação profissional técnica. O Decreto n° 5.154 foi publicado em 2004 e até hoje, não houve por parte do Estado ações suficientes para (in)formar as comunidades escolares acerca da especificidade formativa do ensino médio integrado.pt_BR


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