dc.creator | Andrade, Emmanuele Maria Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:26:53Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:26:53Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1347 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Simuladores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Tecnologia, educação e meio ambiente: o uso de simuladores como recurso didático nas aulas de química para estudantes do PROEJA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho está sendo desenvolvido com 34 alunos do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Médio na modalidade PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Campus Macapá, para verificar se o uso de simuladores auxiliam na compreensão de conceitos químicos relacionados a problemáticas ambientais. Serão aplicados questionários, entrevistas e apresentação de simuladores afim de verificar seu potencial como recurso didático nas aulas de química. As análises oriundas das respostas dos diversos instrumentos de coleta de dados utilizados indicarão se o uso de simuladores como recurso didático favorecem uma aprendizagem significativa. De acordo com referências sobre a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso pedagógico são de que há uma contribuição significativa no processo de ensino aprendizagem dos alunos mas, que se faz necessário uma formação continua constante ( tanto na formação como na prática docente) por parte dos professores para que esse recurso seja utilizado como um potencial diferenciado e, que haja compreensão de que seu papel será o de mediar a informação que as tecnologias proporcionam em conhecimento. | pt_BR |