dc.creator | Souza, Juarina Ana da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:14:45Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:14:45Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1331 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Permanência e evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Escola técnica de nível médio | pt_BR |
dc.title | Permanência e evasão escolar: um estudo de caso em uma instituição de ensino profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno da permanência e evasão escolar
nos cursos oferecidos na Educação Profissional de Nível Técnico, com ênfase no Curso Técnico
Subsequente de Redes de Computadores, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante. Busca-se com
isso contribuir com reflexões e proposição de uma política para a diminuição da evasão escolar
tão frequente nos cursos técnicos subsequentes. Os instrumentos utilizados consistiram em
análise documental, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, os quais permitiram
a coleta de dados e análise qualitativa. Os resultados mostraram que os fatores relacionados à
permanência ou à evasão escolar estão intrinsecamente relacionados aos aspectos internos à
instituição, corroborando com o aporte teórico utilizado. Fatores como: o perfil/desempenho do
corpo discente, os recursos e estruturas físicas escolares, os processos e as práticas pedagógicas
foram citados como importantes para favorecer a permanência do aluno. | pt_BR |