dc.creator | Oliveira, Bruna Mendes | |
dc.creator | Anjos, Hellen Vivian Moreira dos | |
dc.creator | Rodrigues, Fernando Barreto | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:02:49Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:02:49Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1315 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Licenciaturas | pt_BR |
dc.title | Formação de professores em Institutos Federais e a evasão como agravante da problemática docente: o caso das licenciaturas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | A lei 11.892 de 29/12/2008 de criação dos Institutos Federais os obriga a oferecer 20% das vagas para cursos de licenciatura. Essa ação pode ser tida como uma medida emergencial, que vem de encontro à defasagem existente no número de docentes nas áreas de ciências da natureza e matemática e acompanha a preocupação com elevados índices de evasão destes cursos. Este estudo buscou conhecer os de níveis de abandono nos cursos de licenciatura do IFMG – Campus Salinas entre os anos de 2010 e 2012. Para tanto, foi feito levantamento no setor de registros acadêmicos da instituição do número de alunos evadidos nos cursos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Após a análise estatística dos dados, constatou-‐se que os maiores índices de evasão nos anos de 2010 e 2011 foram nos cursos de Física e Matemática e em 2012 no curso de Ciências Biológicas. No entanto, considera-se que a questão merece maiores aprofundamentos e estes serão feitos em outras etapas da pesquisa. | pt_BR |