dc.creator | Belther, Josilda Maria | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:01:50Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:01:50Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1311 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Politecnia | pt_BR |
dc.title | Ensino médio integrado à educação profissional: análise de uma experiência de parceria entre duas redes públicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino integrado é uma modalidade de educação profissional prevista na LDB em que os alunos desenvolvem o ensino médio e o ensino profissionalizante de forma integrada, em um curso único, com matrícula e certificação únicas. Constitui uma possibilidade de formar e desenvolver a politecnia, conceito bastante aceito entre os defensores da educação profissional antiburguesa. Neste trabalho, analisamos os fundamentos legais e teóricos do ensino integrado e apresentamos resultados parciais de dois cursos instituídos por uma parceria feita entre dois sistemas de ensino, o Instituto Federal de Educação de São Paulo e a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. A análise mostra como nem sempre as políticas públicas atendem aos princípios pedagógicos e políticos intrínsecos de uma concepção de ensino definida legalmente, descaracterizando-‐a e contribuindo para a formação de sujeitos bem diferentes daqueles preconizados no espírito da lei. | pt_BR |