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dc.creatorBelther, Josilda Maria
dc.date.accessioned2017-07-31T14:01:50Z
dc.date.available2017-07-31T14:01:50Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1311
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.titleEnsino médio integrado à educação profissional: análise de uma experiência de parceria entre duas redes públicaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoO ensino integrado é uma modalidade de educação profissional prevista na LDB em que os alunos desenvolvem o ensino médio e o ensino profissionalizante de forma integrada, em um curso único, com matrícula e certificação únicas. Constitui uma possibilidade de formar e desenvolver a politecnia, conceito bastante aceito entre os defensores da educação profissional antiburguesa. Neste trabalho, analisamos os fundamentos legais e teóricos do ensino integrado e apresentamos resultados parciais de dois cursos instituídos por uma parceria feita entre dois sistemas de ensino, o Instituto Federal de Educação de São Paulo e a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. A análise mostra como nem sempre as políticas públicas atendem aos princípios pedagógicos e políticos intrínsecos de uma concepção de ensino definida legalmente, descaracterizando-­‐a e contribuindo para a formação de sujeitos bem diferentes daqueles preconizados no espírito da lei.pt_BR


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