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dc.creatorSantos, Luciano Francisco dos
dc.date.accessioned2017-07-26T20:00:58Z
dc.date.available2017-07-26T20:00:58Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1290
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectRacionalidade do Espaço-Tempo Escolar no Brasilpt_BR
dc.titlePlano nacional de educação (2014-2024) e racionalidade do tempo-espaço escolar: o olhar na educação profissionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoObjetiva-se discutir a educação profissional, o sistema educacional, a racionalidade do tempoespaço escolar no Brasil em suas relações com o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Optou-se por um estudo teórico, apoiando-se na literatura da História da Educação, o conceito de sistema educacional e as relações entre educação, sociedade e trabalho (SAVIANI, 2004, 2007, 2008, 2010, 2011; MOURA 2014), a análise crítica do PNE anterior e a continuidaderuptura para o atual (CURY, 2009; BRASIL, 2014), a racionalidade do tempo-espaço escolar e seus reflexos no fazer pedagógico (MATE, 2002) e a crítica sobre a falta da aplicação do PNE anterior (Valente & Romano, 2002). O que nos permitiu entender a Educação Profissional e o PNE é visto de diferentes ângulos, mesmo entre políticos, professores, empresários, sindicalistas, pesquisadores e sociedade em geral. É nossa intenção, contribuir para o debate sobre o PNE atual e sua efetivação no campo da Educação Profissional.pt_BR


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