Plano nacional de educação (2014-2024) e racionalidade do tempo-espaço escolar: o olhar na educação profissional
dc.creator | Santos, Luciano Francisco dos | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T20:00:58Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T20:00:58Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1290 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade do Espaço-Tempo Escolar no Brasil | pt_BR |
dc.title | Plano nacional de educação (2014-2024) e racionalidade do tempo-espaço escolar: o olhar na educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetiva-se discutir a educação profissional, o sistema educacional, a racionalidade do tempoespaço escolar no Brasil em suas relações com o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Optou-se por um estudo teórico, apoiando-se na literatura da História da Educação, o conceito de sistema educacional e as relações entre educação, sociedade e trabalho (SAVIANI, 2004, 2007, 2008, 2010, 2011; MOURA 2014), a análise crítica do PNE anterior e a continuidaderuptura para o atual (CURY, 2009; BRASIL, 2014), a racionalidade do tempo-espaço escolar e seus reflexos no fazer pedagógico (MATE, 2002) e a crítica sobre a falta da aplicação do PNE anterior (Valente & Romano, 2002). O que nos permitiu entender a Educação Profissional e o PNE é visto de diferentes ângulos, mesmo entre políticos, professores, empresários, sindicalistas, pesquisadores e sociedade em geral. É nossa intenção, contribuir para o debate sobre o PNE atual e sua efetivação no campo da Educação Profissional. | pt_BR |