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dc.creatorSá, Mara Franco de
dc.creatorAlves, Natália
dc.date.accessioned2017-07-26T20:00:01Z
dc.date.available2017-07-26T20:00:01Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1288
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectPolítica de educação profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalho e educação.pt_BR
dc.titleO ensino profissional Português na contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO presente texto tem por objetivo refletir sobre a educação profissional portuguesa na contemporaneidade a partir da seguinte questão central: em um contexto de crescente desemprego dos jovens, qual a compreensão que docentes dos cursos profissionais têm acerca do processo formativo ofertado aos educandos? Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa com a técnica de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram seis (6) docentes de duas instituições, sendo uma escola secundária pública com oferta de curso profissional e outra escola privada que atua exclusivamente no ensino profissionalizantes. Para fundamentar o trabalho, nos apoiamos em autores como Alves (2009/2008), Antunes (2004), Stoer (1982), entre outros. O texto está organizado em três partes: a primeira apresenta um breve histórico da educação profissional portuguesa a partir da redemocratização do país; a segunda volta-se para a análise dos dados; e, por fim, as considerações finais.pt_BR


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