dc.creator | Dantas, Aline Cristina de Lima | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:58:47Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:58:47Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1286 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Proeja | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | O Proeja como estratégia política para efetivação do direito à educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | As políticas de educação de jovens e adultos historicamente não acompanharam as políticas
de ampliação do ensino fundamental e médio e as ações no âmbito da formação profissional.
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) ao propor aumento de escolaridade
com formação profissional na modalidade educação de jovens e adultos, apresenta-se como
política pública com possibilidade de inclusão e efetivação do direito à educação aos que
foram interditados deste direito. Buscou-se discutir neste artigo, a indução do programa como
estratégia política para efetivação do direito à educação de jovens e adultos. Como metodologia
foi adotada a revisão bibliográfica e análise documental. Refletiu-se ainda sobre os limites e
desafios para efetivação deste direito a partir do caso Proeja no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. | pt_BR |