dc.creator | Bezerra, Daniella de Souza | |
dc.creator | Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:58:25Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:58:25Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1285 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Politecnia | pt_BR |
dc.subject | Omnilateralidade | pt_BR |
dc.title | O currículo de Licenciaturas em Química do IFG e a formação de professores politécnicos para a educação básica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista os objetivos dos subprojetos que integram o projeto maior, o objetivo deste
trabalho se limita a analisar os Projetos político-pedagógicos (PPC) dos cursos de licenciatura em
Química ofertados no IFG, objetivando responder a seguinte pergunta: Os PPC circunscrevem
na esfera de seu planejamento curricular um conjunto de objetivos, visão, missão, metas e ações
que coadunam com um projeto formativo de educação desinteressada?A análise do corpus é
feita a partir da perspectiva de análise de conteúdo. A discussão do material documentário
evidencia uma oscilação entre as concepcões de educação que orientam o projeto de formação
de professores, posto que enquanto que nas seções Objetivo e Perfil do Egresso, a concepcão
subjacente se limita a preparação de um profissional qualificado para o mundo do trabalho e para
a sociedade, na seção de organização curricular, assume-se preocupação com a transformação
da sociedade. Não obstante a oscilação, em nenhum dos PPC foi ignorado o compromisso com
a formação de professores emancipados e autônomos. | pt_BR |