dc.creator | Alencar, Ligyanne Karla de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:57:44Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:57:44Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1284 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Políticas de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de educação especial e suas interfaces com educação profissional para pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como base empírica estudos bibliográficos e representa um pequeno
recorte no que concerne à Educação Profissional destinada para pessoas com deficiência e suas
relações com as políticas de Educação Especial da década de 1990 a 2008. Tem como objetivo
refletir sobre essas políticas, observando que já em 1994, o Brasil sinalizava uma perspectiva de
organização dos sistemas de ensino em relação às pessoas com deficiência através da Política
Nacional de Educação Especial. Lei, Resoluções e Decretos analisados no espaço temporal
estudado e Políticas permeadas pelo paradigma da integração ou da inclusão, revelam que a
ausência de verbas definidas e ações baseadas em projetos e programas marcam a trajetória
histórica da Política de Educação Especial e Profissional brasileira. Destarte, os processos
efetivos de inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de Educação Profissional são
ínfimos e não operou mudanças significativas na inserção desses jovens com deficiência no
mundo do trabalho. | pt_BR |