dc.creator | Lima, Erika Roberta Silva de | |
dc.creator | Santos, Jean Mac Cole Tavares | |
dc.creator | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:56:08Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:56:08Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1283 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | PNE (2014-2024) | pt_BR |
dc.title | Perspectiva de integração do ensino médio com a educação profissional nas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação 2014-2024 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discutir a perspectiva de integração do Ensino Médio com a Educação Profissional nas metas
e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 com vistas à compreensão de
uma oferta de Ensino Médio que privilegie a formação humana integral para os jovens e adultos
brasileiros de todas as classes sociais. Parte-se da seguinte questão: O que traz o novo PNE
que pode ser traduzido como perspectiva de integração do Ensino Médio com a Educação
Profissional? Este artigo tem como fundamentação a literatura crítica brasileira acerca do tema
e como base empírica uma pesquisa documental com ênfase na dimensão legal, qual seja a
Lei nº13. 005/2014. A discussão no PNE se deterá em suas metas10 e 11 e suas estratégias,
buscando nestas perspectivas que ensejem o entendimento que o PNE em análise traz meios
para sedimentar à integração proposta para a análise. Considera-se, por fim, que, o que orienta
a educação formal e a formação profissional no novo Plano, não é a necessidade da formação
humana integral, mas as exigências do mundo globalizado que demanda uma formação para
atender, primeiramente, ao mercado de trabalho. | pt_BR |