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dc.creatorAssis, Sandra Maria de
dc.creatorNeta, Olívia Morais de Medeiros
dc.date.accessioned2017-07-26T19:55:43Z
dc.date.available2017-07-26T19:55:43Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1282
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e currículo no Ensino médio integrado à educação profissionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoDiscutir a relação entre as práticas pedagógicas e o currículo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional constitui-se no objetivo deste texto. Através da pesquisa bibliográfica e documental procuramos, inicialmente, entender o sentido das práticas pedagógicas na materialização do currículo da Educação Profissional e o desafio da formação integral. Em seguida discutimos a construção do Currículo Integrado no contexto da criação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional que se fez através do Decreto 5.154/2004. Concluímos que as práticas pedagógicas, assim como o currículo, não são neutras, atendem a determinados fins propostos pelo trabalho educativo que delas se utilizam para a concretização dos propósitos do currículo. A discussão sobre a organização do Currículo Integrado deve considerá-lo como um espaço com inúmeras possibilidades, entre elas cultura, identidade, poder e sua concepção pressupõe a formação integrada.pt_BR


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