dc.creator | Assis, Sandra Maria de | |
dc.creator | Neta, Olívia Morais de Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:55:43Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:55:43Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1282 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Currículo Integrado | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas e currículo no Ensino médio integrado à educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discutir a relação entre as práticas pedagógicas e o currículo no Ensino Médio Integrado à
Educação Profissional constitui-se no objetivo deste texto. Através da pesquisa bibliográfica
e documental procuramos, inicialmente, entender o sentido das práticas pedagógicas na
materialização do currículo da Educação Profissional e o desafio da formação integral. Em
seguida discutimos a construção do Currículo Integrado no contexto da criação do Ensino
Médio Integrado à Educação Profissional que se fez através do Decreto 5.154/2004. Concluímos
que as práticas pedagógicas, assim como o currículo, não são neutras, atendem a determinados
fins propostos pelo trabalho educativo que delas se utilizam para a concretização dos propósitos
do currículo. A discussão sobre a organização do Currículo Integrado deve considerá-lo como
um espaço com inúmeras possibilidades, entre elas cultura, identidade, poder e sua concepção
pressupõe a formação integrada. | pt_BR |