dc.creator | Alves, Regina Célia de Morais | |
dc.creator | Gomes, Vera Rejane | |
dc.creator | Nascimento, Antonia Gomes do | |
dc.creator | Martinho, Mailson | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:54:43Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:54:43Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1280 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Saberes didáticos | pt_BR |
dc.title | Formação docente: reflexão e didática por um ensino de química atrativo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Química está no centro das preocupações de muitos pesquisadores e estudiosos
da educação, pois, apesar de sua importância, tem sido considerado, por muitos alunos, como
complicado, de difícil aprendizagem, enfadonho e por isso mesmo desinteressante. Muitos
não conseguem tornar o ensino interessante e buscam soluções em procedimentos didáticos,
acreditando que estes trarão a resposta. Tal realidade expressa uma problemática: como tornar o
ensino de Química atrativo e produtor de conhecimento, utilizando os saberes didáticos? Nesse
artigo tentou-se atingir essa problemática atrelada ao eixo temático que é Formação de professores
para a Educação Profissional. Esse trabalho tem como objetivo analisar a importância da reflexão
e dos saberes didáticos para a formação docente tendo como foco um ensino atrativo e produtor
de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo, com o uso de entrevista e observação.
O caminho metodológico compreendeu momentos de leitura, reflexão e apresentação de uma
Mostra Didática realizada em duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Zé Doca-MA.
Os resultados revelam que o exercício da reflexão aliado aos saberes didáticos oferecem uma
experiência formadora indispensável à construção individual dos saberes profissionais. | pt_BR |