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dc.creatorMorais, João Kaio Cavalcante de
dc.creatorHenrique, Ana Lúcia Sarmento
dc.date.accessioned2017-07-26T19:54:18Z
dc.date.available2017-07-26T19:54:18Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1279
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.titleFormação e saberes docentes: desvelando os sentidos na educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo surge como parte das discussões iniciais acerca da formação e saberes dos professores de Biologia que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Propomos, então, nesse artigo, discutir a respeito da formação dos professores da EPT e seus saberes. Utilizamos os estudos de Moura (2008), Machado (2008), Silva Júnior e Garíglio (2014) e Imbernón (2009) para alcançar tal intento. Logo, esta pesquisa configura-se como bibliográfica. Os resultados mostram a necessidade de pensar a atuação dos docentes na EPT a partir de 3 (três) tipologias de saberes: o técnico, o pedagógico e o da pesquisa. Apesar disto, percebemos uma presença preponderante dos saberes técnicos em detrimento aos saberes pedagógicos. Posto isso, evidenciamos a necessidade de formação desses professores com intuito de aproximá-los às questões pedagógicas do fazer docente e os próprios princípios norteadores da EPT.pt_BR


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