dc.creator | Morais, João Kaio Cavalcante de | |
dc.creator | Henrique, Ana Lúcia Sarmento | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:54:18Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:54:18Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1279 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | Formação e saberes docentes: desvelando os sentidos na educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo surge como parte das discussões iniciais acerca da formação e saberes dos
professores de Biologia que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Propomos,
então, nesse artigo, discutir a respeito da formação dos professores da EPT e seus saberes.
Utilizamos os estudos de Moura (2008), Machado (2008), Silva Júnior e Garíglio (2014) e
Imbernón (2009) para alcançar tal intento. Logo, esta pesquisa configura-se como bibliográfica.
Os resultados mostram a necessidade de pensar a atuação dos docentes na EPT a partir de 3
(três) tipologias de saberes: o técnico, o pedagógico e o da pesquisa. Apesar disto, percebemos
uma presença preponderante dos saberes técnicos em detrimento aos saberes pedagógicos. Posto
isso, evidenciamos a necessidade de formação desses professores com intuito de aproximá-los às
questões pedagógicas do fazer docente e os próprios princípios norteadores da EPT. | pt_BR |