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dc.creatorSouza, Luiz Aparecido Alves de
dc.creatorRego, Joelson Xavier do
dc.date.accessioned2017-07-26T19:53:54Z
dc.date.available2017-07-26T19:53:54Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1278
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico- Críticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleO conceito de diversidade para a pedagogia historico crítica: elementos para pensar a formação de professorespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta questões a pensar no tratamento ao conceito de diversidade na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como escopo a historicidade da EPT, os marcos legais e os conceitos desenvolvidos no âmbito científico. Apresenta como objetivo, problematizar o debate do conceito da diversidade na educação profissional e tecnológica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. O presente estudo remete à revisão de literatura, através da análise das publicações impressas e digitais produzidas por intelectuais da educação e grupos de pesquisas. O texto encontra-se organizado em três momentos, a saber: 1) a contextualização da educação profissional e tecnológica em seus marcos históricos; 2) o escopo legal frente a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos à diversidade e 3) o conceito de diversidade na Educação Profissional e Tecnológica sob os pressupostos da pedagogia histórico-crítica tendo em vista a contribuição para o debate na formação de professores para a EPT. As questões postas pela diversidade à luz dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica se colocam na defesa da transmissão de conteúdos historicamente produzidos e objetivamente interpretados, como base para a organização de um currículo escolar.pt_BR


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