dc.creator | Souza, Luiz Aparecido Alves de | |
dc.creator | Rego, Joelson Xavier do | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:53:54Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:53:54Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1278 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Histórico- Crítica | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | O conceito de diversidade para a pedagogia historico crítica: elementos para pensar a formação de professores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta questões a pensar no tratamento ao conceito de diversidade na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como escopo a historicidade da EPT, os marcos legais
e os conceitos desenvolvidos no âmbito científico. Apresenta como objetivo, problematizar o
debate do conceito da diversidade na educação profissional e tecnológica na perspectiva da
pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. O presente estudo remete à revisão
de literatura, através da análise das publicações impressas e digitais produzidas por intelectuais
da educação e grupos de pesquisas. O texto encontra-se organizado em três momentos, a saber:
1) a contextualização da educação profissional e tecnológica em seus marcos históricos; 2) o
escopo legal frente a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos à diversidade
e 3) o conceito de diversidade na Educação Profissional e Tecnológica sob os pressupostos
da pedagogia histórico-crítica tendo em vista a contribuição para o debate na formação de
professores para a EPT. As questões postas pela diversidade à luz dos pressupostos da Pedagogia
Histórico-Crítica se colocam na defesa da transmissão de conteúdos historicamente produzidos
e objetivamente interpretados, como base para a organização de um currículo escolar. | pt_BR |