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dc.creatorSouza, Carolina Ribeiro de
dc.creatorCruz, Shirleide Pereira da Silva
dc.creatorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
dc.date.accessioned2017-07-26T19:53:01Z
dc.date.available2017-07-26T19:53:01Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2358-1190pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1276
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectDemandas profissionaispt_BR
dc.titleO trabalho do pedagogo nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: algumas análisespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.description.resumoO texto trata da análise de como se dá o trabalho do pedagogo nos Institutos Federais de Ensino Ciência e Tecnologia (IFs), Nesse sentido, partiu da seguinte questão de pesquisa: Como se apresenta o trabalho do pedagogo na educação profissional técnica e tecnológica dos Institutos Federais? Realizou-se por meio do levantamento de publicações de artigos sobre a atuação do pedagogo nos IFs em revistas dos próprios institutos entre o ano de criação dos institutos, 2008, até 2014 para uma análise do cenário de atuação desse profissional. Os resultados dessa análise apontaram que existe uma atuação do pedagogo técnico ligada aos processos de supervisão, gestão e administração escolar, exigindo do pedagogo a mobilização de amplos saberes que dão visão da totalidade educacional, envolvendo os conhecimentos didático-pedagógicos, administrativos e legais da educação.pt_BR


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