dc.creator | Souza, Carolina Ribeiro de | |
dc.creator | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | |
dc.creator | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:53:01Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:53:01Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1276 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Demandas profissionais | pt_BR |
dc.title | O trabalho do pedagogo nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: algumas análises | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto trata da análise de como se dá o trabalho do pedagogo nos Institutos Federais de Ensino
Ciência e Tecnologia (IFs), Nesse sentido, partiu da seguinte questão de pesquisa: Como se
apresenta o trabalho do pedagogo na educação profissional técnica e tecnológica dos Institutos
Federais? Realizou-se por meio do levantamento de publicações de artigos sobre a atuação do
pedagogo nos IFs em revistas dos próprios institutos entre o ano de criação dos institutos, 2008,
até 2014 para uma análise do cenário de atuação desse profissional. Os resultados dessa análise
apontaram que existe uma atuação do pedagogo técnico ligada aos processos de supervisão,
gestão e administração escolar, exigindo do pedagogo a mobilização de amplos saberes que
dão visão da totalidade educacional, envolvendo os conhecimentos didático-pedagógicos,
administrativos e legais da educação. | pt_BR |