dc.description.resumo | A Educação Profissional deve ser vista como um processo de construção social que ao mesmo
tempo qualifique o cidadão e o eduque em bases científicas, ético-políticas e desenvolva um
espírito investigativo, uma visão crítica para atuar na sociedade. O presente artigo faz parte de
uma pesquisa em andamento de mestrado, em que propõe refletir acerca da constituição das
políticas de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação de Pernambuco. Assim como,
entender oferta de uma educação com a entrada de alguns atores com financiamento no processo
de desenvolvimento socioeconômico e educacional. Resgatando a experiência da Escola Técnica
Estadual Cícero Dias – Recife/PE. Adotaremos como procedimento metodológico: 1) estudo
bibliográfico dos teóricos: Frigotto (2011) Grabowski (2010) 2) Análise documental Decreto de
nº 5.154/2004; Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Constatamos que a instituição tem uma
boa infraestrutura, dispõem de docentes qualificados, além de apresentar excelentes resultados
nas avaliações Nacionais e Estaduais. No entanto, a participação das empresas no processo
educacional deve ser acompanhada, para evitar que a formação ofertada seja direcionada apenas
para atender a lógica do capital que impulsiona o mercado. | pt_BR |